"Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação a vida."
"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria."

"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."

sábado, 4 de setembro de 2010

Aprendiz Legal 2011


 Inscrições RJ, RS, BH

Para quem ainda não sabe sobre o programa aprendiz legal, daremos uma breve explicação, pois essa matéria foi elaborada para você jovem que pretende conseguir um bom emprego e ser remunerado dignamente pelo serviço prestado, o programa de aprendizagem é voltado para a preparação de jovens para o mercado de trabalho, pois, a cada dia que passa os jovens estão sendo procurados para serem capacitados por empresas que preferem admitir colaboradores mais jovens para terem um longo período de trabalho pela frente.

Alguns jovens pretendem conseguir o primeiro emprego pelo programa aprendiz legal, pois o programa já ajudou e continua ajudando os jovens do Brasil inteiro, fique atento para as vagas de empregos disponíveis para os jovens do nosso País, você poderá entrar em contato com os responsáveis pelo programa em Minas Gerais para que você possa obter mais informações sobre as vagas aprendiz legal BH, o telefone para contato é o seguinte: 31 3291-1067, não percam essa chance de conseguir um bom emprego enquanto você ainda é jovem.

No Rio Grande do Sul, você poderá entrar em contato através do seguinte telefone: 51 3284-7018 para você obter informações dos locais disponíveis para trabalhar e como você poderá estar participando do programa jovem aprendiz, o programa aprendiz legal RS 2011 irá empregar milhares de jovens para que os mesmos sejam capacitados e ensinados do modo correto de como trabalhar e exercer suas funções com responsabilidade e competência.

Para os moradores residentes no Rio de Janeiro, não deixem de entrar em contato através do seguintes telefone: 21 3535-4300, para que você possa realizar suas inscrições aprendiz legal RJ 2011 e se tornar um jovem capacitado para ingressar no mercado de trabalho.

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa matéria, pois ela foi preparada para você jovem que pretende conseguir um bom emprego pelo programa aprendiz legal no ano de 2011, desejamos sorte para vocês nessa jornada de trabalho.
 fonte: mundo da tribos

Faço dessas palavras as minhas!
Lu


Os jovens costumam enfrentar grandes dificuldades para conseguir uma colocação no mercado de trabalho, isso se deve a falta de qualificação e experiência para ocupar uma determinada função dentro da empresa. Para solucionar essa questão do primeiro emprego, o Governo Federal investe em programas de incentivo.

O Aprendiz Legal é um programa que foi implementando em todo o Brasil com o objetivo de aumentar a oferta de emprego para jovens e também investir no treinamento profissional em prol da inserção no mercado de trabalho. Os estudantes que participam do programa adquirem competências que serão úteis no desempenho de atividades profissional.

O Programa Aprendiz Legal 2010  segue o mesmo parâmetro das edições anteriores, mantendo os seus princípios metodológicos da formação profissional dos aprendizes. As empresas parceiras do projeto também são beneficiadas ao proporcionar vagas de estagio Aprendiz Legal, elas recebem incentivo financeiro do Governo Federal e até descontos no pagamento de impostos.

O CIEE é o principal parceiro do Aprendiz Legal, o Centro de Integração Escola e Empresa de RJ, RS, SC e PE são adeptos a idéia do programa, respeitando a Lei da Aprendizagem em todos os aspectos. As inscrições Aprendiz Legal CIEE 2010 estão disponíveis para os jovens de 14 a 24 anos estejam cursando o Ensino Fundamental ou já tenham concluído esse ciclo.

Os empregos para jovens precisam respeitar o período de estudos do aprendiz e fornecer a ele a capacitação profissional necessária para desempenhar a atividade remunerada. Em média o contrato firmado pelo Programa Aprendiz Legal tem duração de dois anos, onde o estagiário recebe um salário pelo seu trabalho.

A Lei de Aprendizagem , nº 10.097/2000, regulamenta o projeto e todas as empresas credenciadas no CIEE precisam respeitar as condições de contratação. Os aprendizes quando apresentam bom desempenho no cargo que ocupam, conseguem se efetivar dentro da empresa, que só tem a ganhar com a formação de uma equipe de profissionais qualificada.

O Aprendiz Legal Petrobras é um dos projetos mais procurados pelos jovens, afinal, trata-se de uma oportunidade de trabalho na maior petrolífera do Brasil. As vagas são voltadas para estudantes de nível médio e superior e oferecem remuneração ao jovem. Faça o seu cadastro no Portal CIEE e seja inserido com facilidade no mercado de trabalho.

Brasil tem mais de um milhão de vagas em potencial disponíveis

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, lançou, em 2008, a meta de inserir 800 mil aprendizes no mercado de trabalho até o final de 2010. A Lei da Aprendizagem existe. Então, por que ainda há mais de um milhão de vagas em potencial disponíveis em todo país? Conheça a opinião de Germano Coelho, superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE) e ex-prefeito de Olinda.

Senhor Germano, se existe uma lei que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, como aprendizes, por que, em sua opinião, essa lei não é cumprida, na prática? O senhor acha que falta fiscalização?
 
Essa pergunta quem melhor pode responder é o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão competente e responsável para efetuar a fiscalização. Na verdade, não há explicação para o desperdício de tantas vagas existentes, quando há, além do sistema S,  entidades qualificadoras para  a formação profissional dos aprendizes, em todo o Brasil, validadas pelo MTE.

Calculando à base do mínimo legal de 5%,  há hoje no país mais de um milhão de vagas, que constituem o potencial no mercado de trabalho nacional. Menos de 20% dessas oportunidades está sendo aproveitada. O desperdício atinge, em números absolutos, 885 mil vagas, isto é 80,4% das oportunidades existentes para os jovens.

O Brasil atual investe e amplia toda a sua infra-estrutura produtiva. Precisa fortalecer o ingresso de sua juventude no mercado de trabalho, sobretudo os que se profissionalizam “no ambiente de trabalho”, como estagiários e como aprendizes. Ninguém pode ignorar isto. O problema do Brasil é um problema de milhões, não de milhares, e muito menos de centenas.

Se a estrutura do sistema S não pode atender a toda essa demanda, há que mobilizar as ONGs credenciadas pelo Ministério do Trabalho.

Como podemos mudar esse quadro e contribuir para que as 34.787 vagas potenciais para contratação de aprendizes, em Pernambuco, e as mais de 1 milhão em todo Brasil, sejam preenchidas?
Desencadeando um “Movimento Pró-Aprendizes”, em todo o Brasil, que aliás já está sendo estruturado em Pernambuco. Esse Movimento Pró-Aprendizes deveria reunir as lideranças das grandes e médias empresas e os dirigentes políticos de todo setor público, da administração direta e indireta, dos municípios, do estado e da União.

Aprovando, com o decisivo apoio dos Atletas da Cidadania e da Fundação Roberto Marinho, o Projeto de Lei por eles proposto ao Executivo, que “Dispõe sobre a aprendizagem na Administração Pública direta, autárquica e fundacional.”.

Agilizando o MTE para fiscalizar em todo o país o cumprimento exato da lei. Esse não cumprimento pune a juventude mais pobre do Brasil. Estimula o ócio. Incentiva a droga e a criminalidade.
Em sua opinião, o que faz Pernambuco ser a pior das 27 Unidades da Federação no ranking de contratação de aprendizes, em todo o Brasil?
 
Em Pernambuco, há quem pense que o problema do aprendiz é o da qualidade de sua formação e não da quantidade de aprendizes contratados.

Ora, o Brasil tem mais de 34 milhões de jovens na faixa etária de 14 a 24 anos. Desses, quase 30 milhões só cursarão o ensino fundamental e o ensino médio e ainda estarão sujeitos à imensa evasão escolar. O problema é, portanto, também da quantidade e não apenas de qualidade.

Desse modo, estamos vivenciando um verdadeiro crime contra a juventude pernambucana. Não é a toa que o Recife é uma das capitais mais violentas do Brasil, nesta faixa-etária. O jovem ocioso, sem perspectivas de ingresso no mercado de trabalho, é mão-de-obra disponível para a droga e para o crime.

É altamente elogiável, que o Ceará, em pleno Nordeste, seja hoje o estado que está em primeiro lugar, no ranking de contratações de aprendizes. Tem hoje 12.602 jovens contratados, ou seja 46% das vagas preenchidas. Quatro vezes mais do que os contratados em Pernambuco.

O caso Cearense merece um estudo aprofundado, porque serve de exemplo para todo o país.

Mesmo com a realização de fóruns e conferências para discutir a questão da aprendizagem profissional em todo o país, o que ainda falta para mobilizar o empresariado e estimular essa classe a adotar programas de aprendizagem e cumprir a lei?
 
Ação para cumprir a Lei. Respeito à Constituição vigente, que dá “prioridade absoluta” à profissionalização da juventude (CF/88, artigos 205 e 227). 

Quais são as principais vantagens, para as empresas, da adoção de programas de aprendizagem profissional como o Aprendiz Legal?

Qualifica o jovem, na cultura da empresa. Abre perspectivas de absorção imediata pela empresa ou a perspectiva de contratação futura uma vez que seu nome ingressa no banco de dados. Estanca a evasão escolar. Prolonga a permanência do jovem na escola, fortalecendo a formação da mão-de-obra nacional. Promove a inclusão social. Diminui o número de jovens em situação de risco. Viabiliza a prevenção social do crime e da violência.  Faz da empresa, como as corporações medievais, escolas de especialização e qualificação de sua mão-de-obra.

Qual é o papel social desses programas?

Qualificar a juventude para o trabalho, tarefa que há tempos é desprezada no Brasil.

Publicada em 25/07/10/Aprendiz legal

Ensino por competência: um novo nome ou um novo rumo para o ensino técnico brasileiro? /Josiane Benedet

Por que competência?

Preparar o profissional como um todo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Esse é o objetivo do ensino por competência, que procura desenvolver no aluno conhecimento em diversas áreas, mas competência em uma área específica. Segundo Marise Ramos, diretora de ensino médio da Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Semtec – cuja abrangência é nacional, "a utilização do perfil de competências para elaborar os cursos torna mais evidentes os objetivos da formação, de modo que os professores e alunos conheçam onde querem chegar e possam fazer um "acordo" na consecução desses objetivos".
 
Nessa situação o aluno é o agente. "Não adianta o estudante somente receber o conteúdo transmitido pelo professor, ele tem de ter habilidades para resolver problemas, enfrentar os desafios do dia-a-dia", explica o professor Pedro de Almeida Souza, coordenador da Escola Técnica de Montes Claros, MG. "Esse todo, na hora que o aluno coloca em ação, melhora a disposição, ele enfrenta a situação proposta", completa.

O papel do professor


No ensino por competências o docente passa a ser o facilitador. "O foco da aprendizagem é centrada no aluno e ele sente-se mais responsável por isso", afirma Nina Kátia Alexandre Cavalcante, diretora de formação profissional do Senac de Porto Velho, RO. O professor Pedro, da Escola Técnica Montes Claros, acrescenta ainda que o professor deve procurar desenvolver no aluno a visão empreendedora. E como o professor pode preparar-se para o ensino por competência?
 
Estando disposto a buscar novos desafios. A formação continuada é uma estratégia para o professor manter-se permanentemente atualizado. Para Marise, "ações nesse sentido são obrigações do Estado. Ter qualidade de trabalho e acesso à informação e ao conhecimento sistematizado, bem como às tecnologias e aos materiais, como jornais, revistas e livros, que facilitem esse acesso, é um direito do professor".
 
Mas tudo isso depende de um fator importante. Segundo ela, a qualidade da formação inicial é fundamental. "Professores bem formados nas áreas específicas e nos assuntos próprios da educação serão capazes de se apropriar de modelos educacionais conforme sua análise crítica, e em coerência, com os princípios filosóficos e pedagógicos que ordenam sua prática".

Como avaliar


Nesse modelo de ensino a avaliação torna-se um desafio. "No ensino por competência exige-se que o aluno seja avaliado em situações concretas, ou mais próximas da realidade, visto que os estudantes mobilizam conhecimentos diante de desafios", afirma Marise. Na opinião de Sônia Fontoura Cardoso, coordenadora pedagógica da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, a avaliação é mais complicada, pois não são avaliadas as disciplinas, e sim, as competências. "A responsabilidade é muito grande, pois o aluno precisa estar totalmente apto, competente".

Parceria


Um dos pontos mais fortes no ensino por competência é a parceria das escolas com as empresas. Geralmente essa ligação acontece com as visitas técnicas, orientadas por professores, e através do estágio. "A relação escola-empresa deve ser fértil, respeitando-se as características e o papel que cada uma tem na formação profissional. A experiência em uma não substitui a outra", comenta Marise. Na opinião de Pedro, essa relação é muito importante no processo. "Deslocamos nossos alunos para a indústria, assim eles vêem como funciona. A tecnologia avança mais rápido dentro da empresa, e se a escola não fizer essa integração, ficará obsoleta". Ele afirma que a escola precisa estar interligada com a empresa, "pois precisa saber que profissional o mercado espera, para poder formá-lo, pois de nada adianta formar um técnico que o mercado não procura". 

Saiba o que mudou com o método de ensino por competências
Como era Como ficou
Paradigmas Transmissão e acumulação do conhecimento. Foco no ensino. Formação técnica para o posto de trabalho. Construção de competências. Foco na aprendizagem. Formação técnica para o processo de produção. Auto-socioconstrutivista.
O conhecimento Fragmentado, dividido por disciplinas, de caráter enciclopédico, memorizador e cumulativo. Intertransdisciplinar, contextualizado, privilegia a construção de conceitos e a criação do sentido.

O currículo (organização da escola) Fracionado, estático, organizado em disciplinas. Eixo em termos do conhecimento, das matérias. Em rede, dinâmico, organizado em áreas de conhecimento e temas geradores. Em função das pessoas e de seus projetos (eixo nos projetos, problemas e/ou desafios significativos do contexto produtivo). É um meio para guiar a prática pedagógica.

O conteúdo Um fim em si mesmo. Um meio para desenvolver competências, para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade, de forma crítica e dinâmica.
A sala de aula Espaço padronizado de transmissão e recepção do saber Local multifuncional de reflexão e de situações de aprendizagem (atividade do sujeito).
Toda atividade Padronizada, rotineira. Caráter transmissivo, elucidativa, explicativa Centrada em projetos e resolução de problemas. Caráter desafiador, de pesquisa, de transferência. Situação significante (análises, sínteses, inferências, generalizações, analogias, associações e transferências).

O professor Transmissor do conhecimento. Depositário da sabedoria. Facilitador da aprendizagem, mediador do conhecimento. Monitor, orientador e assessor. Estimular o aluno a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
Pedagogias Valoriza os objetivos da educação. Igualdade (buscando eliminar as diferenças). Valoriza a finalidade da educação. Ativas, diferenciadas, construtivista, cooperativa, aberta, crítica. Eqüidade (buscando a igualdade sem eliminar as diferenças).
O aluno Receptor (aprendiz do conteúdo). Memorista (compreensão limitada). Passivo. Alienado. Foco. Construtor do conhecimento. Cidadão. Sujeito que aprende. Agente do processo: faz, pergunta, pesquisa, descobre, cria, aprende.

A avaliação Classificatória e excludente. Lógica seletiva. Feedback. Busca avaliar as competências adquiridas. Validação. Auto-avaliação. Lógica formativa.
Palavras-chave Reprodução. Igualdade. Unidade. Eficiência. Racionalidade. Obediência. Submissão. Hegemonia (universalização de uma visão de mundo). Métodos e técnicas. Instrumentos. Produção. Multifuncionalidade. Competência. Laborabilidade. Flexibilidade. Contextualização. Pragmático. Intersubjetividade. Empreendedorismo. Iniciativa. Inovação. Pluralidade. Visão sistêmica. Transferência. Autonomia. Projetos.

Fonte: Escola Técnica de Montes Claros, MG/Gestão Educacional

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PROFISSÃO

Na hora de escolher a carreira, é bom se informar, planejar a longo prazo e não temer uma guinada no futuro

Assustados, confusos, indecisos. É assim que muitos jovens se sentem na hora de escolher sua profissão, às vésperas das inscrições para os vestibulares. Aquela certeza desde pequeno do que se vai ser quando crescer não rolou. Surge o medo de não dar certo. E a angústia aperta mais diante do variado leque de alternativas de curso superior. São mais de 150 e, a cada dia, surgem novas opções de carreiras e de oportunidades de trabalho. O que fazer? Esse turbilhão de dúvidas não deve ser encarado como um problema grave. Especialistas garantem que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo. Com vários caminhos abertos à sua frente, o indeciso tem maiores chances de escolher melhor do que quem apóia sua certeza em fantasias. Por isso, recomenda-se que essa fase da vida seja enfrentada com tranqüilidade pelos jovens e sua família. Afinal, toda decisão pressupõe incertezas e uma dose de risco. E esse é o primeiro grande desafio do jovem diante do novo e do desconhecido. 
 
Uma forma de diminuir a pressão é saber que essa escolha profissional não é necessariamente definitiva. Novos caminhos vão surgir durante a faculdade, o mercado de trabalho pode exigir adaptações ou uma grande guinada na carreira. "A faculdade deve ser encarada como a escolha de uma plataforma, um alicerce para a construção da vida profissional", afirma Rubens Gimael, especialista em desenvolvimento de carreira da NeoConsulting. É comum encontrar engenheiros trabalhando na área de finanças, arquitetos se dedicando à área comercial, economistas cuidando de marketing. A mudança não significa fracasso nem frustração, mas sim a aceitação de desafios que a vida vai trazendo. Escolher uma profissão representa esboçar um projeto de vida, questionar valores, as habilidades, o que se gosta de fazer, a qualidade de vida que se pretende ter. E esse momento de reflexão pode render bem mais quando é compartilhado com a família. Mas, por excesso de liberalismo, muitos pais se omitem com a desculpa de não querer interferir na vida dos filhos. 
 
Um passo importante para o jovem indeciso é investigar, reunindo informações sobre as profissões e cursos oferecidos pelas faculdades. Há ainda a opção de buscar apoio em empresas de orientação vocacional. As transformações econômicas que atingiram o mundo de forma global impulsionaram novas e promissoras carreiras. São as profissões que envolvem inovações tecnológicas e áreas de inteligência e conhecimento. As carreiras tradicionais, como medicina, direito, engenharia, letras e administração, ainda são as mais procuradas nos vestibulares. Elas se renovaram e ganharam áreas de atuação que prometem sucesso e bons rendimentos, como o campo de biotecnologia para os advogados e o de meio ambiente para engenheiros. É bom também ficar antenado com o crescimento dos setores de serviços, lazer e entretenimento, meio ambiente e projetos sociais. Eles abriram oportunidades atraentes de trabalho para os profissionais com formação em biologia e educação física, que andavam em baixa, e valorizaram cursos que antes eram considerados de segunda linha, como relações internacionais, turismo e hotelaria. 
 
Em meio a tantas opções, o estudante deve ficar atento a algumas armadilhas. A primeira delas é acreditar que cursar uma boa faculdade vai livrá-lo do desemprego e assegurar o sucesso profissional. Uma boa escola pode até abrir portas no início da carreira, mas vale lembrar que existem muitos profissionais em altos cargos nas empresas que não vieram de cursos de primeira linha. Para os especialistas em recursos humanos, o sucesso numa profissão depende de 30% de conhecimento e 70% de atitude. Da mesma forma, decidir-se por uma carreira apenas porque ela está em alta no mercado normalmente é o caminho mais rápido para o abandono de uma profissão. 

"Quem não leva em conta sua afinidade com uma carreira ao fazer uma escolha fatalmente desistirá dela quando a oferta de trabalho cair", afirma a psicóloga Renata Mello, da equipe de orientação profissional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), de São Paulo. 

O cuidado deve ser redobrado em carreiras com um campo de atuação restrito e que não possibilitam ao estudante mudar facilmente de área de trabalho, como oceanografia, odontologia e telecomunicações. No fim da década de 90, a expectativa de um mercado de trabalho promissor na área de telecomunicações levou à ampliação de vários cursos, como engenharia de telecomunicações, que agora não conseguem preencher todas as vagas. Há trabalho para profissionais de nível técnico e de manutenção, mas poucas vagas para cargos de direção e gerência. Ao mesmo tempo, o jovem que já se decidiu por uma carreira não deve desistir dela por causa do temor do desemprego – fantasma que ronda todas as profissões. "Quem faz a escolha certa tem mais autoconfiança, sobressai e chega ao sucesso", diz Renata Mello, do CIEE.
 


AS 10 MELHORES EMPRESAS PARA ESTAGIAR

O ranking “As Melhores Empresas para Estagiar 2010”, será anunciado em 23/11/2010, durante a solenidade de premiação, a ser realizada no Teatro CIEE, em São Paulo/SP. 

O Prêmio “As Melhores Empresas para Estagiar” busca valorizar as melhores iniciativas de Programas de Estágio estimuladas pelo setor empresarial.

O reconhecimento é resultado de uma intensa avaliação do ambiente empresarial e dos Programas de Estágio realizada pelos próprios estagiários.

Empresas Vencedoras - Edição 2009

As 10 Melhores

1º lugar: Vicunha Têxtil.
2º lugar: Credicitrus.
3º lugar: Caixa Economica Federal - Bauru.
4º lugar: Camara de Vereadores de Piracicaba.
5º lugar: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
6º lugar: Brisamar Shopping Center
7º lugar: Prefeitura Municipal de Bocaina
8º lugar: Prefeitura Municipal de Bariri
9º lugar: Cooperativa de Crédito Credicoonai
10º lugar: Kärcher Indústria e Comércio

As 40 Melhores

3M do Brasil
Abramides Gonçalves Advogados
Areva T&D de Energia Ltda
Astrazeneca
Boehringer
Braga e Marafon Consultores Jurídicos e Advogados
Brasilprev Seguros e Previdência
Cadbury
CI&T
Comunidade Inamar Educação e Assistencia Social
Daiichi Sankyo Brasil
Editora Alto Astral Ltda
Fumagalli
Fundacao Educacional de Ituverava
Gevisa S/A
Hcor - Hospital do Coração
Instituto Itaú Cultural
Itron
Kimberly-Clark Brasil
Merial Saúde Animal
Mwm International
Praiamar Shopping Center
Prefeitura da Estância Turistica de Avaré
Prefeitura do Município de Barretos
Prefeitura Municipal de Guararema
Prefeitura Municipal de Ipaussu
Prefeitura Municipal de Jales
Prefeitura Municipal de Monte Azul Paulista
Prefeitura Municipal de Palmital
Prefeitura Municipal de Viradouro
Schneider Electric
Santa Marcelina Organização Social de Cultura
Sebrae/SP
Ticket
Tokio Marine Seguradora
Tortuga Cia. Zootecnica Agraria
T-Systems do Brasil
Ultragaz
Whirlpool
ZF Sistemas de Direção
fonte: CIEE

Empresas sabem o que esperar do estagiário

Os líderes – diretores, gerentes e coordenadores - de empresas estão observando que um estagiário comprometido, pode se tornar um eficiente colaborador no futuro. Com isso, as expectativas e as exigências das empresas em relação aos estudantes também estão mudando. Mas, os acadêmicos podem ficar tranqüilos. O perfil de estagiário que as empresas querem é um estudante com força de vontade, disposição e responsabilidade.

Rodrigo Moscalewski, presidente do Centro de Treinamento e Formação do Estudante (Cetefe Estágios), afirma ser fundamental para o sucesso profissional que os acadêmicos saibam trabalhar em equipe e tenham criatividade. “O mercado de trabalho procura um profissional com flexibilidade, para atuar em várias situações do cotidiano e um bom relacionamento interpessoal. Esses são alguns dos requisitos mais procurados pelas empresas”, explica.

Muitos jovens têm dúvidas sobre a expectativa dos gestores. Os mais tímidos ficam preocupados porque acham que não têm chances de passar numa entrevista. Já os mais falantes têm receio de falar demais e parecer inconveniente. “Tímidos ou não, todos têm chances. Nas empresas há vagas para todos os perfis”, afirma Moscalewski.

Quanto ao currículo, outra preocupação dos novos acadêmicos, a recomendação é que seja organizado, simples e que contenha todas as informações necessárias, inclusive cursos complementares de línguas e informática. “Não ter muitos dados a acrescentar ao histórico não é problema. As organizações entendem que o estágio e a bolsa-auxílio é que possibilitam aos jovens aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos”, explica Moscalewski.

A gerente de Recursos Humanos do grupo J.Malucelli, Fabiana Malucelli, explica que a característica principal que um candidato deve ter é interesse e atitude positiva. Quanto ao perfil esperado, Fabiana explica que todos têm chances. “Existem diferentes tipos de vagas, para todos os perfis. Para uma vaga de análise de contrato, preciso de alguém mais concentrado. Já para o setor de vendas, procuro estudantes mais falantes e desinibidos”, finaliza.

fonte: adm.com

Como passar mais rápido em Concurso Público

Vai acontecer no dia 15 de setembro, uma palestra com o fundador da Acadêmia do Concurso Público, sobre como passar mais rápido. 

O local da Palestra será na Av. Rio Branco 277 - 2º andar das 12 às 13 horas ou das 17 às 18 horas.

Inscrições gratuitas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Campus-Elsevier: livros preparatórios e especialistas

Diversos autores estarão no stand da editora tirando dúvidas e falando sobre os livros com os leitores 

Aqueles que buscam ingressar no serviço público e, por isso, dedicam-se aos estudos com objetivo de melhor se preparar para as provas já podem contar com mais uma opção para aprofundar seus conhecimentos. O Rio de Janeiro sediará a primeira edição da Feira da Carreira Pública nos dias 24, 25 e 26 de setembro. O evento reunirá professores, editoras especializadas, cursos preparatórios, livrarias, simulados premiados e os melhores palestrantes no segmento de concursos.

Quem marcará presença, com intuito de auxiliar os concursandos, é a Editora Campus-Elsevier. Além da oferta de exemplares voltados exclusivamente ao preparo dos concurseiros, a editora também proporcionará o encontro com profissionais da área que, através de palestras, conferências e laboratórios, podem passar suas experiências, dar dicas e estimular quem pretende estudar para concursos ou quem já está se preparando.

"A gente vai ter vários autores que estarão no stand tirando dúvidas e falando sobre os livros com os leitores. A gente também ainda não fechou essa grade, porque estamos fazendo isso junto com a organização do evento por causa do autores que vão participar das palestras oficiais", ressaltou Raquel Zanol, responsável pelo selo Campus-Concursos.

Reforçando a importância da feira para quem deseja ingressar no serviço público, a Campus-Elsevier está preparando lançamentos para os três dias de evento. "A gente tem uma boa parte de lançamentos prevista para o mês de agosto e setembro, que são os que estaremos lançando na feira, mas teremos principalmente livros de Português, Raciocínio Lógico e leis, como a 8.112", destacou Zanol.

Aqueles que participarem das ações promovidas pela editora também contarão com brindes e descontos promocionais. Apesar disso, o foco da editora é aproximar os futuros candidatos ao seu portfólio, assim como com os autores, por isso Zanol valoriza a participação na feira, crendo que o evento terá grande sucesso.

"A feira é o contato que podemos ter com os nossos leitores, de conhecê-los melhor, deles nos conhecerem melhor, terem acesso ao nosso catálogo inteiro, dos nossos autores poderem conversar diretamente com os leitores deles e tirarem as dúvidas diretamente. Essa aproximação entre editora, leitores e autores com os leitores para a gente é o mais importante, destacou.

Progressão: expectativa pelo evento é grande

Visitantes do stand do curso vão receber brindes e poderão concorrer a bolsas de estudo 
 
A 1ª Feira da Carreira Pública do Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, tem como objetivo informar ao público as vantagens dos concursos públicos. O evento, promovido pela FOLHA DIRIGIDA, terá stands de diversos cursos preparatórios, os quais encontram na Feira uma ótima oportunidade para divulgar a marca no mercado.

O coordenador do curso Progressão, Albino de Ribas, disse que, com a participação na feira, espera maior visibilidade da empresa no mercado. "A FOLHA DIRIGIDA é referência quando o assunto é concurso público, por isso, nossa expectativa pelo evento é grande. Pretendemos mostrar nossos diferenciais, apresentar oportunidades que a carreira pública oferece e, assim, agregarmos a nossa marca à mente do consumidor", explicou.

Albino de Ribas também falou sobre o crescente interesse das pessoas em ingressar na carreira pública. "O candidato almeja cada vez mais um emprego que lhe proporcione estabilidade, boa remuneração e, principalmente, a chance de ascensão profissional dentro da carreira".

Durante a feira, aqueles que visitarem o stand do curso Progressão receberão brindes e poderão concorrer a bolsas de estudo. "Vamos distribuir pastas, canetas e folders informativos sobre o Progressão. Também serão oferecidas bolsas de estudos aos melhores colocados nos nossos bolsões", contou.

O Progressão está há 14 anos no mercado atendendo a um público bem variado. Com a missão de capacitar o aluno e oferecer todos os recursos necessários para alcançar o sucesso, a empresa conta com profissionais altamente qualificados e, através de um ensino de alta qualidade, busca o maior número de aprovações em concursos.

Impetus enfatiza feira e oferece novidades aos concurseiros

No stand da editora, William Douglas, lançará a 25ª edição do best-seller "Como passar em provas e concursos" 
 
Os concurseiros de plantão, especialmente os cariocas que sonham em conquistar um emprego público, devem começar a se programar para o evento mais esperado nessa área: a Feira da Carreira Pública, organizada pela FOLHA DIRIGIDA. Importante aliado daqueles que se preparam para ingressar na carreira pública, o evento, que promete reunir grandes nomes do setor, ocorrerá em setembro próximo, no Rio de Janeiro.

Há menos de três meses da abertura da feira, a Editora Impetus, uma das expositoras, promete levar várias surpresas para a primeira edição, segundo adiantou a diretora executiva, Ingrid Nery. "A Editora Impetus, este ano, tem várias novidades. Vamos começar pela volta do "Guru dos Concursos", William Douglas, lançando na feira a 25ª edição do best-seller "Como passar em provas e concursos", que vem com texto atualizado e o DVD totalmente reformulado. Além disso, temos a honra de anunciar o retorno de grandes nomes do concurso público à editora, como Renato Aquino, Benjamin Cesar, Ed Luiz Ferrari, Jorge Vicente, Enrique Rocha, Marcos Nóbrega, Carlos Maurício Décio Sena."

Segundo a diretora da Impetus, além do "Guru dos Concursos", o renomado Penalista Rogério Greco brindará o evento com a palestra sobre "O Ministério Público e o Sistema Prisional", bem como, Felipe Lima, que lançará a obra "Mapas Mentais e Memorização para provas em concursos", em co-autoria com William Douglas."

Ingrid Nery ainda destacou os fatores positivos do evento. "A feira é um organismo pulsante onde o saber e o conhecer convivem numa simbiose perfeita. Ela congrega, num mesmo local, estudantes e curiosos (que estão à procura de material e cursos para suprirem suas necessidades e alcançarem seus sonhos), e os profissionais do mercado de concursos (que têm uma gama de produtos e informações essenciais para quem deseja obter sucesso nos certames). É uma oportunidade ímpar, onde há troca de ideias, esclarecimento de dúvidas, descobertas, afinidades, enfim, um ambiente onde o sonho começa a construir o alicerce para se tornar realidade."

A preparação dos candidatos é peça fundamental no trabalho da editora, conforme ressaltou a diretora. "A Impetus trabalha com gente que gosta do que faz e tem pleno conhecimento do assunto. Nossos autores são juristas renomados e profissionais atuantes no mercado, pessoas que já estiveram do outro lado, vivendo a rotina de concurseiro, batalhando por uma vaga, enfrentado os dilemas e desafios que a jornada de concursos exige. Hoje essas pessoas são de sucesso, querem e sabem compartilhar o conhecimento que adquiriram ao longo dos anos, seja com estudo ou seja com a prática."

E para finalizar, a diretora executiva da Impetus destaca a importância da carreira pública: "O serviço público é uma excelente opção para quem procura estabilidade, boa remuneração e qualidade de vida, uma trilogia muito difícil de ser encontrada na vida privada. Além de o serviço público ser vantajoso no lado profissional, ainda há a questão pessoa, do "servir" ao próximo, ao cidadão, ao país."

Curso Ideal vai ter foco especial em concursos para Petrobras

Destaque para cursos na área de Engenharia, Análise de Sistemas e para os cargos de nível técnico
O curso preparatório Ideal atua no mercado de educação há seis anos, mas foi somente a partir de 2009 que iniciou as atividades no setor de preparatórios para concursos. Segundo o diretor da instituição, Gabriel Elmôr, o foco do Ideal é a preparação para concursos da Petrobras.
"Nosso foco é a preparação para a Petrobrás, no que diz respeito aos cursos na área de Engenharia, Análise de Sistemas e também estamos desenvolvendo os preparatórios para os cargos de nível técnico, nestes abrangendo as áreas de Operações, Química, Petróleo, Manutenção, Administração, Contabilidade e Economia", informou.
Na Feira da Carreira Pública, Gabriel pretende atrair novos alunos e mostrar ações oferecidas pelo curso. "Iremos apresentar nossos cursos preparatórios para a Petrobrás, presenciais e à distância. Somos os únicos a oferecer cursos à distância na área de Engenharia e Análise de Sistemas, entre outras áreas da Petrobrás. Nosso material didático é oferecido através de videoaulas gravadas na íntegra, em nossas turmas presenciais", explicou.
O diretor também ressaltou que a Feira da Carreira Pública é muito importante e que esse trabalho vem para abrir portas. "Estamos com grande expectativa, pois é uma oportunidade de divulgarmos nosso produto para todo o país", disse. Gabriel também frisou que os interessados na carreira pública terão a oportunidade de conhecer os melhores cursos em diversas áreas e, os expositores, de divulgarem seus cursos e metodologias para os interessados.
O diretor do curso Ideal deixou, ainda, um aviso a quem deseja ingressar na carreira pública e vai visitar a feira: "Se você quer se preparar para a Petrobras de forma séria, a hora é agora, temos o melhor corpo docente do Brasil, formado por professores do IME e da Petrobrás. Entre em nosso site, assista uma videoaula demonstrativa e comprove nossa qualidade". O endereço eletrônico do curso é www.preparatoriopetrobras.com.br.

Seiton Cursos: especialização em concursos na área de saúde

Segundo coordenador do Seiton Cursos, Feira servirá para apresentar proposta de trabalho diferenciada
A FOLHA DIRIGIDA conversou com mais um dos expositores da Feira da Carreira Pública que será realizada em setembro, pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro. A Feira disponibilizará diversas informações sobre as escolhas profissionais, além de palestras, sorteios, entre outras manifestações.

O coordenador do Seiton Cursos, Enéas dos Santos Silva, destacou a importância da carreira pública, além de ter salientado os pontos positivos da Feira. "Na busca pela carreira pública, os aspectos considerados de maior atratividade pelo candidato são a estabilidade do emprego, salários compatíveis com o mercado e melhores vencimentos durante a aposentadoria. Com relação a área de saúde, as escalas de trabalho nas instituições públicas contam positivamente, uma vez que a maioria das instituições privadas oferecem períodos menores para descanso. De uma forma geral, o profissional que quer ingressar na carreira pública busca obter maior qualidade de vida, assim como desfrutar de maior tempo para atualizar-se através de cursos de aperfeiçoamento profissional, stricto ou lato sensu", disse o coordenador.

Para os expositores o evento representará uma oportunidade para mostrarem seus serviços e informarem ao público sobre suas opções. A expectativa de Enéas é grande em relação à isso. "Desejamos aproveitar ao máximo a Feira da Carreira Pública para divulgação da proposta de trabalho da Seiton, que há dez anos oferece uma preparação diferencial, estabelecendo sólida parceria com os alunos, através de compromisso consistente, didática apropriada, qualidade do material didático e prestação de serviço. Queremos mostrar ao público o porquê das nossas aprovações em massa nos concursos públicos da área de saúde", declarou.

Enéas espera ainda que os visitantes possam interagir com todos os serviços e produtos oferecidos na Feira. "A Seiton Cursos espera que os visitantes possam aproveitar ao máximo tudo o que será apresentado no evento e que tenham um senso crítico em relação aos produtos oferecidos", finaliza.

Vinci Cultural vai destacar a Língua Portuguesa na Feira

Curso oferece cursos para quem deseja ingressar na carreira pública e acrescentar conhecimento pessoal 
 
O conhecimento da Língua Portuguesa é extremamente fundamental para se obter sucesso em qualquer prova de concursos públicos, em todo o Brasil. A Vinci Cultural é uma instituição que oferece diversos cursos nessa área, tanto para quem pretende ingressar em uma carreira pública quanto para quem apenas deseja acrescentar conhecimento pessoal.

Frederico Venturini é o administrador do curso e explica a importância do concurso público atualmente: "O setor público no Brasil vem crescendo, tanto na esfera federal, como na estadual e municipal. E o que é ótimo para que os cargos sejam ocupados é a realização de novos concursos. Trata-se da forma mais justa, correta e democrática de selecionar pessoas para o serviço público".

Frederico ainda manifesta grande expectativa pela realização da Feira da Carreira Pública. "Nossa expectativa é grande. A FOLHA DIRIGIDA já realizou esse evento em São Paulo e eu sei que obteve bastante sucesso, com clientes muito prósperos. A feira é uma das melhores oportunidades de se reunir o público que hoje em dia presta concursos, que é bastante diversificado, desde o jovem recém-formado ao mais experiente com 40 ou 50 anos de idade", diz.

Sobre o trabalho a ser realizado pela Vinci Cultural durante a feira, além da exposição em stands, Venturini destaca a realização de palestras. "Estamos pensando em apresentar uma palestra sobre algo relacionado à importância da comunicação na vida pessoal e profissional, com especialistas que trabalham em nossa instituição. Devemos também instalar stands onde distribuiremos brindes e sortearemos bolsas de estudo", explica.

Celp promete promoções, bolsas de estudos e descontos especiais

De acordo com o dono do curso, Pedro Henrique, aqueles que forem até o stand durante o evento terão acesso a diversos atrativos 
 
A 1ª Feira da Carreira Pública do Rio de Janeiro, promovida pela FOLHA DIRIGIDA, será realizada no mês de setembro e muitos dos cursos preparatórios que participarão do evento já estão se programando. O Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp), por exemplo, já está elaborando promoções, bolsas de estudos e descontos especiais para aqueles que forem até o stand do curso durante o evento.

O professor e dono do curso Celp, Pedro Henrique, contou que a idéia de fazer uma feira da carreira pública é muito interessante e facilita o acesso dos interessados ao mundo dos concursos. "A idéia de montar uma feira que reúne em um mesmo local diversas partes envolvidas no concurso é muito interessante. É uma forma mais dinâmica e atrativa do público ter contato com a realidade do serviço público", explicou. Além disso, ele ainda acrescentou que a feira dará oportunidade daqueles que conhecem a carreira pública terem um maior contato com essa realidade.

Pedro Henrique também afirmou que o evento será uma ótima oportunidade para os profissionais da área de concursos. "Com a feira poderemos trocar informações, idéias e conhecer os cursos que estão no mercado". O professor ainda falou da importância da realização de concursos: "O concurso é um meio democrático de acesso à carreira pública. Ele iguala os cidadãos, pois todos podem concorrem igualmente a uma vaga".

O curso Celp é direcionado ao ensino da Língua Portuguesa para concursos públicos, com turmas para iniciantes, para aqueles que têm Português intermediário ou avançado. "Temos Português para todos os gostos, possibilidades financeiras e nível de conhecimento", alertou Pedro Henrique. Embora o curso seja de Língua Portuguesa, também oferece módulos de outras disciplinas, como Matemática, Informática e Raciocínio Lógico.

O professor e dono do curso ainda alertou para a importância do estudo da Língua Portuguesa. "O Português para concurso é uma matéria que muitas pessoas não dão a importância que deveriam dar. É uma matéria decisiva e que está ligada indiretamente a todas as outras, pois essa disciplina dá um maior poder de interpretação e compreensão ao candidato, o que o ajuda nas demais disciplinas", explicou.

Ciee irá oferecer 1.500 vagas de estágio e 200 oportunidades para programas de aprendiz

Órgão também realizará cadastro de estudantes e irá auxiliar os jovens com a presença de psicólogos no local. 
 
Uma das grandes instituições que vão participar da 1ª Feira da Carreira Pública no Rio de Janeiro é o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) do Rio de Janeiro. No evento, a instituição irá oferecer 1.500 vagas de estágio e 200 oportunidades para programas de aprendiz tanto em órgãos públicos, como em empresas privadas. O Ciee também realizará cadastro de estudantes e irá auxiliar os jovens com a presença de psicólogos no local.

E para quem acha que estágio e carreira pública não possuem pontos em comum, o supervisor de relacionamento com instituições de ensino e acompanhamento de estágio do Ciee-RJ, Márcio Santos, explica: "O estágio é uma fase muito importante para a construção da carreira de alguém. Quando escolhemos uma carreira, vamos segui-lá por, em média 30 anos. Por isso, o estágio é fundamental para conhecer verdadeiramente com o que vamos lidar durante esses anos. E mesmo quem for atuar na carreira pública deve ter essa vivência", afirma.

Para o supervisor, a expectativa em relação à feira é a melhor possível. "Teremos vários psicólogos prontos para atender aos estudantes. Vamos mostrar como elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista e vamos, também, esclarecer pontos sobre a Lei do Estágio, que muitos ainda não conhecem bem. Outra vantagem que vamos oferecer é que, se o estudante se adequar a uma vaga, já receberá o encaminhamento para ir direto para a empresa selecionadora fazer o processo seletivo", declara Márcio Santos.

Ainda segundo o especialista, eventos como este são muito importantes. "Em todo o país, o Estado do Rio é o local no qual há mais concorrência para a carreira pública. Acredito que a estabilidade e os altos salários são as principais razões para esse crescimento. Por isso, é muito importante que o interessado tenha a oportunidade de se orientar e tirar dúvidas", finaliza

Sobre carreira pública

Uma grande oportunidade para todos que sonham com estabilidade e boa remuneração.

tudo que voce precisa saber
primeira feira
da carreira publica
de 24 a 26 de setembro
entrada gratuita
faca sua inscricao no site

O que é?

A 1ª Feira da Carreira Pública é um grande evento, voltado para o público em geral, que tem como objetivo informar sobre as vantagens do funcionalismo público. A cada dia a carreira pública vem ser tornando uma das melhores opções profissionais para um público que vai de jovens em busca do primeiro emprego a bacharéis em direito almejando a magistratura. E a Folha Dirigida, o maior jornal especializado do país, juntamente com seus parceiros, reúne em um só lugar todas as informações que você precisa para saber como ingressar na carreira pública. Participe da 1ª Feira da Carreira Pública.

Por que ir?

Porque em 2010 serão ofertadas pelo menos 300 mil vagas em todo o Brasil e você precisa se preparar se quiser garantir a sua. Não fique apenas sonhando com o primeiro emprego, altos salários, estabilidade financeira, igualdade salarial. Venha saber como transforma-los em realidade. Pois é isso que a carreira pública oferece. E na Feira da Carreira Pública você vai encontrar todo o suporte que precisa. Desde palestras com diretores de grandes estatais a aulas show com os melhores professores de escolas preparatórias. Além da presença das principais editoras e escolas, associações, estatais, órgãos públicos e muito mais. Veja a programação do evento. (link) Prepare-se para conquistar a sua vaga em 2010. Esperamos por você.

Quando?

Data: 24, 25 e 26 de setembro de 2010
Dias da semana: sexta, sábado e domingo
Horário: sexta-feira e sábado, das 9h às 21h – domingo, das 9h às 20h

 Programação

A programação de paletsras será atualizada de acordo com a confirmação dos palestrantes e está sujeita a alterações. Recomendamos que certifique-se dos horários e datas das palestras de seu interesse na semana do evento, pois a grade já estará completamente atualizada.
A inscrição para as palestras é gratuita, mas deve ser feita no local do evento. Serão distribuídas fichas, durante todo o dia, apenas para as palestras do dia. Haverá um quiosque, junto aos estandes, onde serão feitas as distribuições das fichas.


  • 24/09/2010 - Sexta
  • 25/09/2010 - Sábado
  • 26/09/2010 - Domingo

Veja o que mais você vai encontrar na Feira da Carreira Pública:
  • Informações sobre cada uma das carreiras: fiscal, jurídica, policial, militar, saúde, educação, administrativa, bancária, estatais, autarquias, etc.;
  • As oportunidades de empregos públicos para os próximos meses: concursos com inscrições abertas, aprovados, em andamento, editais previstos.
  • As melhores opções de preparação para conquistar uma vaga na carreira pública.
  • Sorteio de bolsas de estudo, livros, apostilas, vídeo aulas, assinaturas, descontos especiais e muito mais.

Fazendo entrevista

Entrevista de estágio


Entrevista de estágio ou emprego, por natureza, tende a colocar o entrevistado em situação desconfortável perante o entrevistador. O seu diferencial pode começar aí!

A melhor postura a ser adotada - mesmo sob o risco de não ser contratado - é ser absolutamente autêntico. Na entrevista seja exatamente você, confie nos seus predicados pessoais, morais e intelectuais. No presente e no futuro, o sucesso na sua atividade profissional e pessoal depende fundamentalmente da perfeita adequação da sua personalidade com o que você vier a fazer profissionalmente. Portanto na sua entrevista seja simples e haja naturalmente, respeitando e se fazendo respeitar, não é difícil ser você mesmo, lembre-se que "vender" uma falsa imagem pode ser trabalhoso, artificial e não será bom para você nem para a Empresa que o irá contratar.

Algumas "dicas", contudo, podem ser úteis e resumem-se à sua apresentação pessoal: 

 Homem ou mulher devem vestir-se com sobriedade para uma entrevista de
     estágio;
 Asseio e cuidados pessoais do tipo barba, cabelos e maquiagem bem cuidados
     somam pontos na sua primeira impressão, perfumes, se usados, devem ser
     discretos;
 Mantenha desligado o celular antes e durante a entrevista;
 Mesmo sendo permitido, não fumar nas dependências da empresa;
 Procure estar informado sobre as notícias do dia num jornal diário da
     sua cidade, é bastante comum elas fazerem parte da sua entrevista.

Postagem de Inauguração


Este Blog surgiu depois de ver meu filho ansioso com a visita de uma grande empresa de telefone móvel em sua escola a poucos dias. 

Pude perceber o grande despreparo dos jovens e a grande indiferença que as escolas e educadores possuem. Penso que desde os 14 anos as escolas poderiam começar a elaborar um trabalho de concientização do que realmente querem exercer como profissão. 

Sentada e escutando bem atenta a todos os acontecimentos durante a visita da tal empresa, veio a idéia de fazer o meu terceiro Blog afim de ajudar os jovens que buscam o primeiro estágio. 

Outra coisa pensada foi sobre os profisionais que como eu começaram a estudar tarde, (eu com 32 anos). Como consiguir um emprego? Infelizmente ainda há muito preconceito com as pessoas com mais de 30 anos. E o pensamento da maioria cai em cima dos concursos públicos...

Aqui haverá dicas de comportamento para entrevistas, concursos públicos, vestibulares, esclarecimentos, sugestões, contatos de cursos, esclarecimentos sobre as carreiras, as mais e menos procuradas, sobre carreira militar, referências bibliográficas, testes de Orientação Vocacional e muito mais....

Espero que gostem! 

Participem não somente lendo,  mas enviando sugestões para que juntos possamos fazer deste Blog um grande instrumento de ajuda a todos que queiram e precisem.

Um grande abraço a todos e boa sorte pra mim!!! rsrs :) 

Lu Moraes