"Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação a vida."
"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria."

"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vídeo de teste físico




Teste físico: veja como se preparar

Outro agravante é que muitos candidatos que deixam para se preparar para o exame físico na última hora correm o risco de ter lesões durante a preparação e ficarem impossibilitados de fazer a prova.

Em muitos concursos, após a fase de livros e apostilas, chega a hora de correr, saltar, segurar barra, nadar e fazer flexões no solo. Mas nem sempre os candidatos conseguem se preparar simultaneamente para a parte teórica e prática. E os testes físicos ocorrem após os candidatos serem aprovados na prova escrita.

Quem deixa para se preparar somente após passar pela prova objetiva tem geralmente entre 30 e 45 dias para adquirir o condicionamento físico necessário para a prova física.

Os testes, que variam de concurso para concurso, pedem que os candidatos façam uma quantidade de exercícios em um determinado tempo ou percurso, e são diferenciados para homens e mulheres.

Segundo Alessandro Marco Alencar Alves, capitão da Polícia Militar do Distrito Federal e instrutor da PM, Polícia Federal, Agência Brasileira de Informação (Abin) e do Ministério Público, os concursos costumam incluir os testes de barra fixa, flexão no solo, corrida de 12 minutos e de 50 metros, flexão abdominal e natação.
Barra

Mas o teste que mais reprova é o da barra. Os homens devem ficar com os braços estendidos e depois flexiona-los elevando o queixo acima da barra na quantidade de vezes determinada pelo concurso.

Já as mulheres devem segurar a barra com o queixo acima do equipamento por alguns segundos.

Em segundo lugar no ranking de reprovação vem a corrida de 12 minutos. “Geralmente esse teste é o último da prova e exige maior esforço.”

Além de a reprovação ocorrer devido ao despreparo físico dos candidatos, Alves diz que muitos candidatos treinam de forma errada e, na hora do teste, não conseguem fazer o exercício da maneira solicitada pelo examinador. “Por isso, é importante que o candidato leia atentamente o edital que traz as instruções dos exercícios.”

Como exemplo ele cita a barra, pesadelo dos candidatos. “É necessário ver a forma como ela deve ser segurada, e isso inclui a posição das mãos e dos braços. São detalhes importantes porque os músculos são trabalhados de uma forma na preparação o candidato que não treinou da maneira que é pedida no concurso não consegue fazer o exercício na hora da prova.”
Para o capitão da PM, o nervosismo também pode prejudicar o desempenho dos candidatos. Alves diz que os candidatos que tiverem dúvidas sobre a maneira de fazer os exercícios podem procurar os Centros de Capacitação Física da Polícia Militar e pedir auxílio aos oficiais. “Em todos os estados da federação as corporações têm esses centros. Os oficiais podem ensinar a forma correta de fazer os exercícios."

Exercícios indicados

Turíbio Leite de Barros, professor de medicina esportiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), recomenda que os candidatos se preparem levando em conta os exercícios previstos nos concursos. “Teste de barra é resistência muscular localizada. Por isso, para melhora da força do membro superior, são indicados exercícios com peso, tanto para braços quanto para pernas”, diz.

Para a corrida de 12 minutos, Barros diz que o candidato deve ter noção do seu ritmo durante os treinos. “É necessário verificar a velocidade média e o percurso percorrido durante um período de tempo para que ele consiga manter um ritmo constante na corrida."

Barros recomenda que o candidato que não está acostumado a fazer exercícios treine em uma academia três vezes por semana, uma hora por dia, em dias intercalados.

Segundo ele, o condicionamento vem em oito semanas. “Mas o candidato deve se lembrar da adaptação progressiva e gradual e não deve treinar todos os dias. Tem que respeitar o espaço de tempo entre os treinos. O ideal é que seja na segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado.”

Alimentação

O médico diz que os candidatos não devem fazer a prova em jejum. Se o teste for aplicado pela manhã, ele indica que um dia antes os candidatos comam refeições ricas em carboidratos, como massas, pizzas, pão e biscoitos.No café da manhã, que deve ser ingerido de preferência até duas horas antes do horário previsto para a prova, ele recomenda sucos, frutas, torradas e queijo branco. Se o teste for à tarde, o candidato deve fazer uma refeição rica em carboidrato três horas antes.

fonte: g1

obs: Eu tenho o vídeo da Aeronautica,  onde mostra os erros e acertos dos teste.
Posto depois...

bj lu

Teste físico reprova até 40% em concursos: veja como se preparar

Depois dos livros e apostilas, há concursos que exigem força física dos candidatos.
A exemplo do que acontece em testes escritos, preparação deve ser de longo prazo.

Os candidatos a concursos públicos têm de enfrentar horas de estudo para as provas escritas. Mas os que concorrem a cargos na área de segurança têm de se preparar para outra etapa que é tão importante quanto a parte teórica: o teste de capacidade física. Geralmente classificatórios e eliminatórios, o índice de reprovação nesse tipo de exame chega a 40%, segundo especialistas.

Candidata teve de roer as unhas antes do teste da barra

Karla Daniella de Lima Fernandes Costa, de 32 anos, só se deu conta de que não iria conseguir fazer a prova da barra minutos antes do teste. Ela prestou o concurso para escrivã da Polícia Federal em 2002, no Recife. Para ser aprovada, ela teria de segurar a barra por 20 segundos com os braços flexionados e o queixo acima do equipamento.  

Primeiro ela viu que estava com as mãos suadas por causa do nervosismo. Então esfregou as mãos no chão do ginásio para secá-las. Depois se deu conta de que estava com as unhas grandes.

“Em 20 minutos, roí todas até o talo, mesmo com as mãos sujas de pó”, conta. Segundo ela, as unhas iriam cravar na palma da mão quando segurasse a barra e, com a dor, ela cairia. “São detalhes que a gente não se dá conta e que são importantes.”

'Lanchinho'

A corrida de 12 minutos, que estava marcada para as 10h20, só ocorreu três horas depois. A sorte é que ela tinha levado barras de cereal. “Muitas pessoas passaram mal porque estavam com a glicose baixa”.

Sedentária antes do concurso, Karla conta que treinou duas horas por dia, durante 45 dias - uma hora com personal trainer para exercitar a parte aeróbica e a outra em academia para fazer exercícios de peso.

Ela diz que é necessário investir no preparo. "Tem que ter relógio com cronômetro, um bom tênis com amortecimento e impulso, roupas adequadas e treinar com pessoas especializadas."

Com o esforço, apesar de ter tido de roer as unhas na última hora, Karla conseguiu ser aprovada no teste físico.

  Reprovado na natação

Osmar Ferreira do Nascimento, de 35 anos, foi reprovado na prova de natação quando prestava o concurso para agente da Polícia Federal, em 2004.

Ele conta que havia concluído com nota máxima as provas de barra, salto e corrida. No último teste ele teria de nadar 50 metros até 56 segundos. Teve de ser retirado da piscina pelo salva-vidas por não conseguir terminar a prova.

Nascimento diz que ficou arrasado. “Tinha passado pela prova escrita e psicológica e perdi a vaga por causa do teste físico.” Para Nascimento, para quem não tem costume de nadar, é praticamente impossível passar na prova. 

Analista de finanças numa empresa, ele continua estudando duas horas diárias para o concurso da Polícia Federal e treina diariamente, uma hora por dia – duas vezes por semana ele pratica natação e três vezes por semana corre, faz barra e flexão e abdominal. "Hoje, me sinto muito mais preparado tanto na parte teórica quanto física."

fonte:g1

Teste psicológico pode eliminar em concurso, mas é possível questionar

Candidato precisa saber se tem o perfil psicológico exigido para o cargo.
Concorrente pode entrar com recurso com ajuda de psicólogo.

A avaliação psicológica é comum em concursos para cargos na área de segurança, em tribunais e outras funções que requerem equilíbrio emocional, como motoristas.
Mas, se o candidato for aprovado nas demais fases do concurso e for reprovado nesse exame, ele deixa de concorrer à vaga. 

“As características psicológicas são tão importantes quanto o conhecimento teórico e técnico que o candidato deve adquirir para o concurso que está prestando para poder enfrentar as tarefas previstas para o cargo a que está concorrendo”, diz Acácia Angeli dos Santos, conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e uma das responsáveis pela área de avaliação psicológica da entidade.

Segundo Alexandra Ayach Anache, também conselheira do CFP, a reprovação no teste psicológico não significa que o candidato é incapaz para trabalhar, mas sim que ele não atendeu aos parâmetros exigidos para aquele cargo em questão.
 
Acácia diz que o candidato deve verificar no edital do concurso o perfil psicológico requisitado para o cargo e se perguntar se ele se encaixa naquelas características.

“Os editais para concursos das polícias militares, por exemplo, deixam claro o perfil psicológico esperado do candidato”.

“Um policial, por exemplo, não pode ser agressivo nem impulsivo. Ele exerce uma função pública com uma arma em mãos. Se o examinador percebe que o nível de agressividade está acima do desejado, o candidato é considerado inapto para o cargo. Já um motorista deve ter atenção e concentração e também não pode ser agressivo”, diz Acácia. 

Outra característica analisada é a resistência à frustração.

“Muitas atividades requerem que o funcionário trabalhe em ambientes muito frios ou quentes e barulhentos. Por isso, exige-se estabilidade emocional para esses tipos de funções”.

As provas se diferenciam de concurso para concurso e podem avaliar a personalidade e habilidades de forma geral. “Por exemplo, para a prova de inteligência podem ser aplicados testes de raciocínio, numéricos, verbais, indutivos, dedutivos, mecânicos e abstratos. Já os de personalidade analisam traços e características do candidato”, explica Acácia.

De acordo com Acácia, entre as características de personalidade analisadas estão inteligência, flexibilidade, estabilidade emocional, capacidade de concentração, memória e atenção. 

Execução do teste

As organizadoras de concursos contratam equipes de psicólogos especializados na aplicação dos exames psicotécnicos.

Segundo Alexandra, os profissionais têm autonomia para executar o processo seletivo desde a escolha do teste até a aplicação, mas só podem ser usados testes psicológicos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia – no site do conselho está a lista com os cerca de cem testes psicotécnicos aprovados pela entidade.

De acordo com Acácia e Alexandra, o conselho também tem o papel de assessorar as organizadoras para tornar os testes menos vulneráveis a críticas e a recursos dos candidatos. Segundo ela, se o edital, por exemplo, não especificar bem o objetivo, as condições da avaliação e as características psicológicas exigidas para o cargo, o candidato reprovado poderá entrar com recurso. 

Preparação

Acácia considera inócuo o candidato tentar se preparar para o teste psicológico. “Profissionais que vendem esse tipo de serviço devem ser denunciados, pois é falta de ética”.

Segundo ela, o candidato pode buscar acompanhamento psicológico se julgar necessário, mas não para se preparar especificamente para a avaliação psicológica.

“Muitas pessoas passam um longo tempo se preparando para concursos e é bom ter um acompanhamento psicológico para falar sobre metas e ver se está sentindo bem naquela situação”, diz Acácia.

Alexandra alerta para exames psicotécnicos disponibilizados na internet. “É charlatanismo. O resultado de um teste não permite fazer um diagnóstico, é apenas uma amostra de comportamento e esses exames não têm evidência de qualidade. E o candidato pode ficar mais ansioso dependendo do resultado”. 

Recursos

Segundo o advogado de direito administrativo Vanderlei Silva Perez, que já auxiliou vários candidatos a entrar com recursos contra a reprovação nos testes, quem não concordar com o resultado pode entrar com recurso administrativo, com a ajuda também de um psicólogo, que deverá pedir à organizadora para ver as provas e laudos.

Dependendo do que for verificado nos resultados, como falta de laudos ou de fundamentações e critérios, entra-se com uma ação na Justiça. Se houver decisão favorável na primeira instância, o candidato pode até assumir o cargo, caso tenha passado nas demais etapas do concurso, enquanto o processo corre.

Segundo Perez, a avaliação psicológica não deveria ser eliminatória, e sim classificatória porque, para ele, o desempenho nos exames psicotécnicos é “momentâneo”. “O candidato pode ser reprovado numa semana e na outra ser aprovado no mesmo teste”, diz.

Para ele, o candidato que foi reprovado deveria ser acompanhado nos dois primeiros anos de trabalho e, se for considerado incapaz para o cargo, aí sim ser demitido. Outra alternativa seria a aplicação de um segundo teste para o candidato que foi reprovado no primeiro para confirmar o resultado.

fonte: g1

Decreto insere novas regras para avaliação psicológica em concursos

Foi publicado no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (23), na página 10 da Seção 1, o decreto presidencial nº 7.308 que insere novas regras para a realização de avaliações psicológicas de candidatos a concursos públicos.

As normas alteram o artigo 14 do Decreto nº 6.944/2009, que dispõe sobre concursos públicos no Poder Executivo Federal.

Entre as modificações está que a realização de avaliação psicológica do candidato só poderá ser feita mediante previsão legal específica, que não seja feita indiscriminadamente e sim por exigência de determinada carreira e que esse exame esteja previsto no edital do concurso.

De acordo com o decreto, a avaliação psicológica deverá ser realizada depois da aplicação das provas escritas, orais e de aptidão física.

Para definir os requisitos psicológicos será necessário formular estudo científico prévio das atribuições e responsabilidades dos cargos, com descrição detalhada das atividades e tarefas, identificação dos conhecimentos, habilidades e características pessoais necessárias ao exercício do trabalho e identificação de características restritivas ou impeditivas para o cargo.

Assim, os instrumentos de avaliação devem deixar de forma clara e objetiva os requisitos psicológicos, que devem estar especificados no edital.

Os candidatos deverão ter acesso à cópia das avaliações realizadas, independente de terem sido considerados aptos ou inaptos no exame. Os prazos e a forma de interposição de recurso serão definidos no edital do concurso.

Se no julgamento de recurso do candidato o entendimento for de que a documentação e a fundamentação da avaliação psicológica são insuficientes para uma conclusão sobre as condições do candidato, a avaliação psicológica será anulada e novo exame será realizado.
 
 fonte: G1

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lei obriga instituições de ensino do RJ a ter cadeiras para obesos

Norma tem que ser cumprida a partir desta quarta-feira (22).
Multa para descumprimento chega a R$ 44 mil.

A partir desta quarta-feira (22), todas as instituições de ensino e ainda locais de realização de concursos públicos no Rio de Janeiro deverão ter cadeiras especiais para obesos. Essa é a regra da Lei 5.829/10, publicada no Diário Oficial do Executivo.

A multa para o descumprimento da lei é de 22 mil Ufirs (R$ 44.440). Entretanto, segundo a Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), como as instituições precisam de um período de adaptação, inicialmente esses locais receberão uma advertência caso seja comprovada a falta da cadeira especial.

De acordo com o texto, os assentos serão adquiridos através de normas técnicas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ).

Segundo a Alerj, o autor da nova regra, o deputado Fernando Gusmão (PCdoB), afirmou que a iniciativa foi motivada pelo constrangimento e desconforto a que são submetidos os estudantes ou candidatos ao serviço público que sofrem de obesidade.

Para ele, os assentos adaptados poderão melhorar o desempenho dessas pessoas nas escolas ou durante as provas.

Interesse pelas artes em geral é pré-requisito para trabalhar com teatro

Interesse profundo pelas artes em geral e vontade de adquirir cada vez mais conhecimento na área são pré-requisitos para quem sonha em enveredar pelo mundo do teatro. Disposição para pesquisar e ensaiar até doze horas por dia nos meses que antecedem um espetáculo, vontade de participar de produções coletivas e preparo para superar a timidez e se expor são outras características essenciais ao candidato a uma vaga em cursos de arte dramática e artes cênicas.

As dicas são do diretor do grupo Teatro de Narradores, José Fernando de Azevedo. O grupo foi criado há doze anos em São Paulo pelo diretor e outros colegas de profissão da Escola de Arte Dramática (EAD) e do curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo (USP).

Formado em filosofia, Azevedo mescla os conhecimentos na área com estudos da linguagem do cinema, que também cursou, nas produções que dirige no Teatro de Narradores. A peça “Pílades”, atualmente em cartaz, por exemplo, usa projeções em vídeo. “O contato com os diversos setores da cultura é fundamental”, disse.

A formação exigida para o ator é a de nível médio e para o diretor é a de nível superior. Na USP, por exemplo, há um curso de nível técnico específico para atores, a EAD, e o curso de artes cênicas, de nível superior, ambos na Escola de Comunicações e Artes (ECA). O curso superior tem as opções de bacharelado com habilitação em direção, interpretação, teoria e cenografia. Há ainda a licenciatura em educação artística com habilitação em artes cênicas para quem pensa em dar aulas de teatro.

Área em que as produções dependem de diversos profissionais, todos devem estar preparados para o diálogo entre diretores, atores, dramaturgos, cenógrafos, ilumidores e vários outros. Já o trabalho pode ser feito em vários tipos de produção, como grupos e companhias teatrais, musicais, peças infantis e também na televisão, cinema e publicidade.

“É um campo vasto de atuação dentro de condições que nem sempre são as mais evidentes ou ideiais. Não existe um campo específico. Depende muito da escolha desse artista, do projeto artístico dessa figura e do que ele pretende como arte”, afirmou Azevedo.

A remuneração é variável. De acordo com Azevedo, é impossível falar em um ganho médio na função de diretor. Os atores podem se basear em uma tabela do sindicato da área, que prevê salário-base de cerca de R$ 2.700 mensais, em São Paulo, mesmo assim, a variação é grande.

Vários grupos de teatro da cidade de São Paulo atuam com incentivos públicos, já que o município tem uma lei de fomento ao teatro, que financia 30 grupos por ano. O valor do investimento pode chegar a R$ 600 mil anuais em um grupo, de acordo com Azevedo. Esse dinheiro é administrado, na maioria das vezes, pela Cooperativa Paulista de Teatro, que funciona como pessoa jurídica e cuida da parte administrativa para os profissionais associados. Além disso, a cooperativa tem força política para representar a categoria, de acordo com Azevedo.
 
Atores
 
Dirigidos por Azevedo, a rotina de trabalho dos atores do Teatro de Narradores inclui ensaios e apresentações no entorno da sede do grupo na região central de São Paulo. Os atores têm de interagir com a vizinhança, fazer entrevistas com pessoas que possam dar subsídios para personagens e precisam ainda participar de discussões sociais e políticas durante o processo de criação das peças. 

"Tem de superar a timidez e aprender a se expor", disse o ator Benito Karmonah, de 35 anos, que estudou interpretação em uma escola de nível médio e depois fez curso superior.

Vinícius Meloni, de 26 anos, começou a trabalhar com teatro amador em Birigui, no interior de São Paulo, onde morava. Ao se mudar para a capital, para cursar a EAD, fundou um grupo na escola e depois entrou para o Teatro de Narradores. “Agora quero fazer mestrado, para poder dar aulas, mas antes tenho de fazer um curso de nível superior”, disse.
 
 fonte: G1

Especialista dá dicas e orientações para candidatos a estágio e trainee Para a presidente do grupo DMRH, Sofia Esteves, o mercado para trainees, em alguns casos é mais concorrido que o vestibular mais difícil do Brasil.

Sofia ressalta que “As pessoas que se preparam e confiam em si próprias terão mais facilidade”. Ela também falou que as empresas procuram candidatos não com experiência técnica, mas com postura e comportamento adequados, e também deu dicas de como se comportar numa entrevista. 
 
Diferença entre trainee e um empregado
 
"A principal diferença é que o trainee ainda não vai estar alocado em uma área específica fazendo uma atividade específica. O programa varia de acordo com cada empresa, mas normalmente se passa por uma série de treinamentos e por uma introdução aos negócios da organização. Faz-se uma capacitação de conhecimento nas áreas em que se vai atuar. A pessoa vai ter atividades práticas no dia a dia, desenvolvendo trabalhos, mas também rodar áreas conhecer a empresa como um todo. Ela não terá tantas responsabilidades como outros funcionários."
 
Importância da experiência profissional
 
"Num processo seletivo de programas de trainee, não é levado em consideração o conhecimento técnico do candidato. O que se avaliará é a postura, a maturidade, flexibilidade para lidar com dificuldades, a cultura e a filosofia do candidato. Muitos jovens pensam que o conhecimento técnico é mais importante, o que não é verdade. Claro, se a pessoa já fez um estágio, por exemplo, ela provavelmente terá uma postura organizacional mais adequada, o que é essencial."
 
Como se vestir numa entrevista
 
"Se você estiver numa entrevista de estágio, provavelmente uma roupa mais informal não tem problema. Mas depende da empresa. Num banco, por exemplo, as pessoas usam terno. Se for uma empresa de bens de consumo ou uma agência de publicidade, aí não tem problema ir de calça jeans. Um sapato também cairia bem. Vestir-se adequadamente é importante porque a empresa vai julgar a sua postura desde o começo. Eu brinco que, na dúvida, é melhor ir com a roupa da missa. (risos)"
 
Chances do trainee se manter na empresa
 
"O programa de trainee dura de um a três anos. Após esse período, a pessoa vai continuar a carreira normalmente. Ela só vai sair da organização se ela não estiver apresentando as características exigidas no processo seletivo. Por isso é muito importante não mentir ou tentar ser um personagem. O índice de retenção dos trainees após o programa é mais de 90%."
 
Mercado
 
"É realmente difícil entrar no mercado como trainee. Para se ter uma ideia, chegamos a ter mais de dois mil candidatos para uma vaga. O último processo que fizemos teve 50 mil inscrições para 25 vagas. É 12 vezes mais difícil do que entrar no vestibular mais difícil do Brasil. Isso faz parecer que é um massacre. O problema é que está cada vez mais difícil encontrar as características comportamentais que as empresas estão procurando. Inglês fluente é o que mais elimina. Quase 70% dos jovens que se inscrevem são eliminados pela falta de fluência. Além disso, os jovens estão lendo menos e perdendo a capacidade crítica e de argumentação. Às vezes o próprio nervosismo e insegurança prejudicam. É difícil, não vou mentir. Mas as pessoas que se preparam e confiam em si próprias terão mais facilidade."

fonte: G1

Mercado oferece milhares de vagas para trainees e estagiários

Há vagas de trainee e estágio em todo o país, mas tem que saber conquistar essas oportunidades. Não pode mentir no currículo, por exemplo, nem cometer outros erros. 

O perfil é o mesmo: jovens, estudantes ou recém formados. E querem a mesma coisa: entrar numa empresa, seja num estágio ou num programa de trainee.
 
Estágio

Existe hoje no país quase um milhão de estagiários. E cerca de vinte mil vagas são abertas por mês. Pela lei do estágio o jovem assina um contrato, trabalha seis horas por dia e tem direito a uma bolsa auxílio. Ele precisa estar estudando. Não pode ser formado. Normalmente as empresas pagam de trezentos a mil e quinhentos reais por mês.

Numa delas, em Caçapava, interior de São Paulo são 45 estagiários, cada um recebe, em média R$ 1200 por mês. Valquíria Lopes, gerente de RH, destaca os principais erros cometidos pelos candidatos. 
Gírias, falar demais, chegar afoitos às entrevistas, vestimentas, como shorts, saias e bermudas. E também mentem no currículo quando falam de idiomas, geralmente colocam o inglês avançado ou fluente e quando vamos entrevistá-los não é isso que acontece. Ser sincero é o básico para uma entrevista e para o processo de seleção”, diz.

 Trainee


Para ser trainee é preciso estar na faculdade, ou ser um recém formado. A média salarial é de 3.500 reais. O trainee é contratado pela CLT, tem todos os direitos de um trabalhador comum. Mas o prazo de trabalho é definido: de um a três anos.

“É um programa de imersão, onde ele de fato vai ser capacitado, ele tem mais clareza da sua área de interesse e será preparado para seguir esta carreira”, diz Sofia Esteves, especialista em seleção/trainee.

Uma empresa que acaba de criar um programa de trainee no Brasil todo, oferece vagas para atendimento, mas principalmente na área administrativa. A ideia é formar os líderes, que irão tocar a empresa no futuro.

Mas como as principais atividades da empresa são medicina e laboratório, há oportunidades também para enfermeiros. O selecionado terá dois anos de treinamento para provar que merece ficar na empresa.

“Ele pode ser demitido ao final ou durante o processo, o nível de exigência pra ele é maior”, declara Cristiana Mello Portugal, gerente de desenvolvimento.

Dicas que servem tanto para o trainee quanto para o estagiário:

- Mostre iniciativa;
- Disponibilidade de horário e de aprender;
- Cursos extras de idiomas e na área de atuação ajudam muito;
- Nunca chegue atrasado;
- Deixe a timidez de lado;
- Não demonstre insegurança
- E preste atenção em tudo a sua volta.

Lembre-se: você será avaliado o tempo todo.

“Os processos seletivos já começam hoje medindo primeiramente os valores que esses jovens têm e se esses valores estão de acordo, estão aderentes à cultura e à realidade da empresa. Não adianta ele ser brilhante tecnicamente se ele não tiver a mesma filosofia que a empresa tem”, explica Sofia Esteves.

Camila seguiu o conselho. Em 2007 conquistou a vaga que sempre sonhou. “Realmente eu visto a camisa da empresa, e tenho o jeito da empresa, é um valor que ta dentro de mim”, diz Camila Barbosa Vieira, coordenadora jr. de enfermagem.
 
fonte: Jornal Hoje

Concursos para nível fundamental cobram português e matemática Há cerca de 550 vagas abertas atualmente em todas as regiões do país. Especialista em concursos dá dicas para disputar esses cargos.

Quem pensa que concurso público é somente para quem tem elevados níveis de escolaridade está muito enganado. Diversos órgãos oferecem vagas de nível fundamental, em alguns casos, a escolaridade é aceita mesmo que incompleta. Atualmente há pelo menos 30 concursos abertos para esse grau com mais de 550 vagas a serem preenchidas, em todas as regiões do país.

Os salários podem variar, conforme o órgão e o cargo, na faixa de R$ 510 a R$ 1.500, mais benefícios (alimentação, transporte; em alguns, também plano de saúde). Muitos desses concursos são municipais -para preenchimento de cargos em prefeituras e câmaras-, mas há também estaduais e federais.
Os cargos oferecidos são bastante variados: auxiliar de serviços gerais, copeira, agente de preparo de alimentos (merendeira), gari, motorista, telefonista, porteiro, vigia, além de auxiliar administrativo, auxiliar metrológico, agente de defesa civil e outros.

Os requisitos normalmente exigidos são: ter 18 anos; ser brasileiro nato ou naturalizado (se português, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses); estar em dia com as obrigações eleitorais; se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares; ter boa saúde física e mental.

Vale lembrar que também os portadores de necessidades especiais podem concorrer, de acordo com as regras estabelecidas em cada edital, e desde que a deficiência não impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo pretendido.

Conteúdo básico e o específico

As matérias mais cobradas são português e matemática. Além disso, costuma ser exigido algum conhecimento específico, que varia de acordo com o cargo pretendido. Por exemplo, alguns concursos pedem noções de informática, outros pedem conhecimentos sobre atualidades e um pouco de história e geografia como matéria complementar.

Podem ainda ser cobrados assuntos bem específicos, como o estatuto da criança e do adolescente –para o cargo de agente educador, por exemplo–, ou noções para uma alimentação saudável –para merendeiras. No caso de conhecimentos gerais/atualidades, o candidato deve acompanhar as notícias mais importantes nos telejornais, sites, jornais e revistas semanais, principalmente as que possam ser da área de interesse do órgão. Mas tudo isso vai depender do edital e do cargo pretendido.

O mais cobrado em português e matemática

O melhor é começar logo o estudo de português e matemática para estar em vantagem quando sair um bom edital. Ou correr para aproveitar algum que já esteja com inscrições abertas.
 
Os conteúdos mais exigidos em português são: leitura, compreensão e interpretação de texto; acentuação gráfica; pontuação; classes de palavras; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; crase; sinônimos e antônimos. É importante lembrar também de dar uma olhada no acordo ortográfico que está no decreto 6.583/08, aquele que acabou com o trema, entre outras mudanças, cobrado na maior parte dos concursos.

Em matemática, os assuntos que mais aparecem nos editais são: números inteiros, fracionários e decimais: operações e problemas; equações de 1º. e 2º. graus; razão e proporção; porcentagem; sistema métrico decimal; sistema de unidade de medidas; perímetro e área de figuras planas.
 
Material de estudo
 
Muitos editais indicam bibliografia, ou seja, onde encontrar os assuntos que devem ser estudados. Mas, para sair na frente, o candidato pode começar a partir de livros de escola mesmo (seus ou dos filhos), que tenham a matéria necessária. E abusar dos exercícios de fixação, como se estivesse de volta aos bancos escolares.

Quando sair o edital, será preciso checar todos os itens que serão cobrados nas duas disciplinas básicas e complementar o estudo. Além disso, ficará faltando estudar o conteúdo específico. Para ganhar tempo e melhorar o foco, é bom resolver provas anteriores. Valem provas que tenham acontecido para o mesmo concurso ou da mesma banca examinadora, desde que para outros concursos de nível fundamental.

Em alguns casos, pode haver teste de capacidade física, como é o caso do gari, e prova prática, como no concurso para merendeira e motorista, por exemplo.
 
* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Saiba organizar seu tempo durante a preparação para o concurso

Estudar com regularidade é o mais importante, diz especialista
Tirar um tempo para descansar também ajuda no aprendizado.

O estudo para concurso difere bastante daquele dos tempos de escola, quando um conteúdo era aprendido e, semanas depois, utilizado na prova. Em muitos casos, prestar atenção às aulas podia ser suficiente para um bom resultado. Na preparação para concursos, no entanto, é preciso aprender e acumular uma quantidade bastante grande de conhecimento, que é gradativamente aumentada e aprofundada e deve estar disponível para o momento da prova –que pode levar meses ou anos para acontecer.

Por isso, é necessário ter uma estratégia eficiente de estudo. Fundamental é ter em mente que as aulas são excelentes ferramentas, mas o que garante a aprovação é o tempo que o candidato vai dedicar aos livros. O número de horas de estudo não depende somente do tempo de que se dispõe para isso, mas principalmente do quanto se está habituado ou não a estudar.

Comece pelas matérias básicas

É melhor começar a preparação pelas matérias básicas da área escolhida. Isso pode ajudar a compreensão de outras disciplinas que virão depois –as específicas-, além de funcionar como patamar de conhecimento para diversos concursos.
As matérias do “pacote” deverão ser distribuídas pela semana ou, se o tempo de estudo não comportar, pela quinzena, o que significa que o candidato não passará mais de uma semana (ou 15 dias) sem retornar a cada uma. Assim, o ganho de conhecimento vai aumentando gradativamente em todo o grupo de disciplinas, e afasta-se o risco de esquecimento, que ocorre quando algum assunto fica muito tempo sem ser visto.
Até a aprovação no concurso, nenhuma matéria deverá ser deixada de lado, apenas incluímos disciplinas que, mesmo quando estiverem bem sedimentadas, precisarão receber “manutenção” periódica a fim que o conhecimento não se perca.

Se o candidato decidir fazer uma preparação “relâmpago”, como no caso de optar por um concurso cujo edital já tenha sido publicado, terá de estudar todas de uma vez. Se o tempo for pouco, talvez seja mais produtivo preparar-se a partir de provas anteriores e seguir daí para a teoria, com foco nas questões de prova.

É importante manter o material didático em boa ordem, agrupado por matéria, já que a tendência é o candidato ter cada vez mais papéis, anotações, livros, provas anteriores, com o passar do tempo e o aumento do número de matérias. Assim, evita-se o desperdício de minutos preciosos e a dispersão a cada vez que for iniciar o estudo.

Regularidade é o mais importante
 
Mais do que a quantidade de estudo, o que vale é o efetivo aprendizado durante o tempo dedicado àquela tarefa, e a continuidade da mesma. Porém, é preciso levar em conta a realidade do candidato que, na maior parte das vezes, trabalha e tem outras tarefas a realizar. Se não dispuser de muitas horas por semana, estudar em períodos menores, com regularidade, também traz excelentes resultados.

É preciso criar um ritmo, uma rotina que inclua todas as atividades diárias e o estudo. O processo deve ser gradativo, iniciando com pouco tempo –1 a 2 horas por dia -e aumentando conforme a melhora das condições do candidato, até o limite de tempo disponível, podendo chegar a 9, 10 horas por dia, caso a pessoa não esteja trabalhando.
 
Hora do “recreio”

A cada hora e meia ou duas horas de estudo é bom fazer uma pausa de aproximadamente 15 minutos e “sair de cena”: levantar, ir ao banheiro, comer alguma coisa, distrair-se mesmo durante esse tempo e depois retornar.

Para quem está estudando o dia inteiro, o intervalo entre a manhã e a tarde deve ser de 1h30 a 2 horas. O suficiente para almoçar com calma e relaxar um pouco antes do turno seguinte. O mesmo deve acontecer entre o período de estudo da tarde e o da noite - bom momento para fazer um lanche e sair para uma caminhada. Isso, ao contrário de gastar tempo de estudo, melhora consideravelmente as condições de estresse e o funcionamento do cérebro. Há um sem número de estudos atestando os benefícios da atividade física para a saúde em geral e para o cérebro em especial -dois aspectos essenciais para o sucesso de um concurseiro.

Ter um dia na semana, ou pelo menos parte, para o lazer também ajuda o candidato a manter o ritmo de estudo no longo prazo. É o momento de ter alguma vida social, desfrutar da companhia da família e de amigos, sentir-se um humano “quase normal”.

Esses períodos funcionam como uma “higiene mental”. Não à toa existe o recreio na escola: é a pausa necessária para que o aluno possa recuperar a capacidade de se interessar pelo estudo. Do mesmo modo, a folga semanal remunerada para os empregados preserva sua condição de continuidade no trabalho.



VEJA CINCO PASSOS PARA ESTUDAR
estudo concursos
Matérias Comece pelas básicas e não deixe de rever nenhuma por mais
de 15 dias
Duração No início tente estudar por
1 h a 2 h e vá aumentando o tempo aos poucos
Ritmo Ser aprovado num concurso pode levar às vezes mais de um ano; por isso, ter regularidade é o mais importante
Organização Mantenha o material organizado por disciplinas; não perca tempo procurando um papel
Descanso Pare por 15 minutos a
cada 2 horas estudadas;
tire um dia na semana
para atividades de lazer

* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O QUE É BACHARELADO? E LICENCIATURA? E SEQUENCIAIS?

Procurados principalmente por alunos interessados em obter qualificação profissional específica, os cursos de curta duração estão se tornando as vedetes das instituições de ensino superior do País. Esses cursos estão divididos em seqüenciais e tecnológicos. O primeiro passo para fazer a escolha certa é entender a diferença entre eles.

De acordo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), os cursos seqüenciais são considerados de nível superior, mas não têm caráter de graduação. Os alunos recebem diploma após sua conclusão, porém, não terão título de bacharel, tecnólogo ou licenciado, além de não estarem aptos a participar de cursos de pós-graduação. O diploma permite, no entanto, que o profissional participe de concursos públicos de nível superior. Se o edital exigir diploma de graduação superior, o candidato será excluído do processo de seleção.

Sequenciais


Os cursos seqüenciais podem ser opção para quem já está no mercado de trabalho e procura uma atualização profissional ou, ainda, para aqueles que têm um curso de graduação e desejam qualificar-se em uma área específica, diz o diretor acadêmico da IBTA, Francisco Borges. 'É uma forma de enriquecer o currículo', diz.

Os cursos tecnológicos têm um público mais diversificado, comenta a pró-reitora adjunta de ensino de graduação da Unicid, Denise Aparecida Campos. 'Temos desde alunos que concluíram o ensino médio e têm definida a carreira que pretendem seguir, até pessoas que já atuam no mercado de trabalho e estão em busca de um diploma de graduação.'

Diferentemente do que ocorre nos cursos seqüenciais, os tecnológicos, além de qualificar, graduam o profissional. Ao término do curso é possível dar continuidade aos estudos e participar de pós-graduação, mestrado ou MBA, por exemplo. Os formandos saem da universidade com o título de tecnólogo.

Contudo, em ambos os casos, o objetivo das aulas é capacitar os participantes para uma determinada área de atuação de forma pontual e em um período que varia de dois a três anos, diz o pró-reitor acadêmico da Uninove, José Augusto Peres.

Enquanto o bacharelado oferece uma formação mais ampla, os cursos de curta duração vieram para atender à necessidade que o mercado de trabalho tem de encontrar profissionais mais focados e especializados em determinados segmentos, afirma Denise. 'Havia uma demanda no Brasil por profissionais mais específicos, com mais foco no ramo de atuação, e as universidades ofereciam profissionais mais generalistas.' 

Na Unicid, 60% dos alunos dos cursos tecnológicos saem com emprego garantido, diz a pró-reitora, e 20% conseguem emprego a partir do diploma. Nos últimos três anos, a universidade ampliou de 24 para 46 as opções de cursos. Francisco Borges, da IBTA, também ressalta o crescimento do setor. 'Na faculdade, é maior o crescimento do número de alunos matriculados nos cursos tecnológicos do que no bacharelado.'
 
TIPOS DE CURSO SUPERIOR

BACHARELADO Curso superior de graduação que habilita para o exercício profissional. Tem duração que varia de quatro a seis anos, dependendo da área escolhida. O bacharel está habilitado a fazer pós-graduação, mestrado e MBA

LICENCIATURA
O programa curricular é o mesmo do bacharelado. A diferença é que são incluídas matérias pedagógicas que habilitam para o exercício do magistério no ensino fundamental e médio

SEQÜENCIAIS
São uma modalidade de ensino superior, porém, não são uma graduação. Voltados para quem pretende obter qualificações profissionais específicas em curto período de tempo.

fonte: http://www.mundovestibular.com.br

As Novidades do Concurso de Acesso 2011 - VESTIBULAR UFRJ

Este ano, as vagas para ingresso nos cursos de graduação da UFRJ serão ocupadas por três vias distintas: 

40% das vagas de cada curso seguirão o modelo tradicional de provas discursivas UFRJ, o Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação UFRJ 2011. 

As 60% restantes serão preenchidas via Enem/Sisu, sendo 20% reservadas para alunos de escolas estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Este Concurso 2011 trata, portanto, da ocupação de 40% do total de vagas UFRJ. 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro adotará duas modalidades de ingresso para 2011: Concurso de Acesso 2011 e SISU/ENEM

Concurso de Acesso UFRJ2011: A Coordenação Executiva do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ divulga as datas das principais etapas de seu Concurso de Acesso 2011, informando aos interessados que o Edital será divulgado no dia 01/09/2010 com todas as orientações para o processo de inscrições:

Inscrições (gratuitas): De 20 a 26 de setembro de 2010 (internet: www.acessograduacao.ufrj.br)

THE (Teste de Habilidade Específica): 23 e 24 de outubro de 2010

Provas: 15 e 21 de novembro de 2010

Confira o calendário dos vestibulares do Rio de Janeiro Fique de olho nos períodos de inscrição e nas datas das provas. Saiba onde tirar dúvidas sobre os processos seletivos.

ESPM
Inscrição: até 25/11
Prova: 28/11
Taxa: R$ 70
Resultado: 3/12
Telefone: (21) 2216-2000
Site: www.espm.br/vestibular

UniCarioca
Inscrição: até 10/10
Provas: de segunda-feira a sábado
Taxa: gratuita
Resultado: em até 48 horas após a realização da prova
Telefone: (21) 2563-1919
Site: www.unicarioca.edu.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Inscrição: de 20/9 até 26/9
Provas: 15 e 21/11
Taxa: gratuita
Resultado: até 14/1/11
Telefone: (21) 2598-9430
Site: www.acessograduacao.ufrj.br

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Inscrição: até 9/9
Provas: 14/11 (primeira etapa) e 19/12 (segunda etapa)
Taxa: R$ 115
Resultado: 28/1/2011
Telefone: (21) 2629-2805 / 2806
Site: www.uff.br

PUC - Rio
Inscrição: até 26/9
Provas: 15/10 e 17/10
Taxa: R$ 120
Resultado: 3/12
Telefone: (21) 3527-1000
Site: www.puc-rio.br/vestibular

1å Feira da Carreira Pública /24,25 e 26 de setembro

ENTRADA FRANCA


Serão ministradas 70 palestras. Haverá promoções e sorteios diversos.

O objetivo da feira é promover interação entre as pessoas que estão em busca de uma oportunidade no funcionalismo público e aqueles que atuam diretamente nos processos para o ingresso do setor. 

Nas palestras ministradas serão apresentaas as características de diversas carreiras, havendo dicas sobre a preparação para os processos seletivos de diferentes áreas.

Na feira haverá o CIEE-RJ oferecendo em seu estande 1.400 oportunidades entre estágios e programas de aprendizes, além de curso de qualificação. O presidente fará uma palestra sobre a importancia do estágio.

Serviço:
site: www.feiradacarreirapublica.com.br

Data: 24, 25, 26 de setembro
Hora: sexta e sábado das 9 horas às 21 horas e domingo, das 9 hras às 20 horas.
Local: Centro de Convenções SulAmérica
- Av. Paulo de Frontinm com Av. Presidente Vargas - Cidade Nova - Rio de Janeiro.

fonte: folha dirigida

quadro de palestras

Sexta - Feira - 24/09/2010

Auditório 1

11h00 - 12h00 - Conc. Púb. na Área Bancária - Carlos Arthur - Degrau Cultural
12h30 - 13h30 - Conc. Púb. nas carreiras de Procurador e Juiz do Trab. - Wilson Prud. - Proc. do Trab.
15h30 - 16h30 - Rac. Lóg simpl. para concursos - Sérgio Carvalho e Weber Campos - Elsevier Ed.
17h00 - 18h00 - Prog. de novos concursos - Rogério Rangel - Folha Dirigida
18h30 - 19h30 - a confirmar - Sérgio Rui - Sec. de Plan. do RJ
20h00 - 21h00 - A lei 8.112 / 90 nos Concursos Públicos - Henrique Cantarino - Gen

Auditório 2

11h00 - 12h00 - a confirmar - Luis Couto - Cespe
12h30 - 13h30 - Cargos do TRT e fiscal do Trab. - Vólia Bonfim - Impetus
14h00 - 15h00 - Mat. Básica/Cespe + Rac. Lógico - Marcelo Lima - Elsevier Ed.
15h30 - 16h30 - O ing. na Polícia Civil por concurso - Fabíola - Acadepol
17h00 - 18h00 - Concurso Público no Brasil... - Marcus S. Thiago - Cepuerj
18h30 - 19h30 - Carreira Públic no Banco Central - José Clóvis - Banco Central
20h00 - 21h00 - Carreira Públic no Banco Central - Sérgio Belsito - Banco Central

 Auditório 3


11h00 - 12h00 - Estágio como fator de crescimento - Arnaldo Niskier - CIEE
12h30 - 13h30 - Direito Tributário e Leg. - Claudio Borba - Elsevier Ed.
14h00 - 15h00 - Conc. Púb.: Planejamento e Est. - Paulo Estrella - Acadêmia do Concurso
15h30 - 16h30 - Direito Const. - Felipe Vieira - Elsevier Ed.
17h00 - 18h00 - Área Fazendária - Lia Salgado - Acadêmia do Concurso
18h30 - 19h30 - A nova lei da "Ficha Limpa"... - Fernando C. Branco - Eu vou Passar
20h00 - 21h00 - Conhc. Gerais e atualidades nos conc. - Alexandre Pinto - Elsevier Ed.

 Auditório 4

12h30 - 13h30 - Carreira Fiscal - Sylvio Motta -  Cia dos Módulos
14h00 - 15h00 - Téc. de Redação para Concursos - Lilian Furtado - Gen
15h30 - 16h30 - Princ. tems e mud. da Contb. Braileira - Roberto Chapiro - Gen
17h00 - 18h00 - Carreira Fiscal - Lilian Bessa - Degrau Cultural
18h30 - 19h30 - Mat. Financ. para não financistas - Fabrício Mariano - Elsevier Ed.


 Auditório 5

 
11h00 - 12h00 - Como ingressar na Marinha do Brasil - Hamilda Bastos - Marinha
12h30 - 13h30 - Raciocínio Lógico: Você consegue aprender - Enrique Rocha - Impetus
14h00 - 15h00 - Matemática não é bicho-papão - Bruno Villar - Renato Saraiva
15h30 - 16h30 - Iniciando os Estudos Contáveis - Justino Oliveira - Gen
17h00 - 18h00 - Seg. na internet nos concursos públicos - Maurício Bueno - Gen
18h30 - 19h30 - Carreiras Jurídicas - Otávio Calvet - LFG
20h00 - 21h00 -


 SÁBADO - 25/09
 Auditório 1

12h30 - 13h30 - As pegadinhas das bancas (Ling. Port.) - Marcelo Rosenthal - Elsevier Ed.
14h00 - 15h00 - A importancia da Comunicação na vida prof. - Ieda Venturini - Vince Cultural
15h30 - 16h30 - A Carreira Pública e o mercado de Trabalho - Alexandre B. - Ceav
17h00 - 18h00 - Preparatório Petrobras... - Gabriel E. Filho - Ideal Educacional
18h30 - 19h30 - Português, aprenda se divertindo - Pedro Henrique - Celp
20h00 - 21h00 - Motiv. para estudar e vencer - Renato  Biancardi - Prograssão

 Auditório 2

11h00 - 12h00 - ... Empregabilidade - Marcelo Rosenthal - Elsevier Ed.
12h30 - 13h30 - Os principais pontos da lei 8.112/90 - Fernanda Marineia - Impetus
14h00 - 15h00 - Análise de req. de admissão a cargos públc. - Rodrigo Motta - Curso Guerra
15h30 - 16h30 - Mapas mentais e memorização para concursos - Felipe Lima
17h00 - 18h00 - A Nova Ortografia - Márcio Coelho - Márcio Coelho
18h30 - 19h30 - Princ. temas do Direito do Trabalho... - Renato Saraiva - Renato Saraiva


 Auditório 3

11h00 - 12h00 - A confirmar - Rodrigo Bezerra - Gen
12h30 - 13h30 - Facilitando a matemática - Flávio Alcântra - Gen
14h00 - 15h00 - Como aumentar a concentração e a memória - Sérgio Carvalho - Eu vou passar
15h30 - 16h30 - Carreira Pública na Saúde - Vânia Coutinho - Selton Cursos
17h00 - 18h00 - Direitos fund. dos concursandos - Bernado Brandão - Academia do Concurso
18h30 - 19h30 - Português essencial para concursos - Maria Augusta - Elsevier Ed.
20h00 - 21h00 -

 Auditório 4

11h00 - 12h00 - Programação dos novos concursos - Rogério Rangel - Folha dirigida
12h30 - 13h30 - A confirmar -  Amauri Franco - Curso Guerra
14h00 - 15h00 - Leg. de Trânsito: Aspectos jurídicos da Lei Seca - Leandro Macedo -Curso ícone
15h30 - 16h30 - Formação Humanística e noções gerais de Direito - Patrick Maia - Elsevier Ed.
17h00 - 18h00 - A confirmar - Rogério Neiva - TRT-SP
18h30 - 19h30 - Novo perfil da Língua portuguesa em Concursos - Adriana Figueiredo - ícone
20h00 - 21h00 - TI para concursos - Frederico Sauer - Multiplos


 Auditório 5


11h00 - 12h00 - O controle difuso da Constitucionalidade das leis - Fernando - Eu vou passar
12h30 - 13h30 - A confirmar -  Granjeiro - Grancurso
14h00 - 15h00 - Prep. para Concursos em alto rendimento - Rogério Neiva - Renato Saraíva
15h30 - 16h30 - Informática - O que você precisa saber - Renato Costa - Impetus
17h00 - 18h00 - A importância da Adm.Pública e geral nos conc. - Marcelo - Virtual
18h30 - 19h30 - Como organizar seu tempo e montar uma grade de Estudos - Rodrigo - Virtual
20h00 - 21h00 -Como ajudar a melhorar o nível dos concursos - Ernani Pimentel - ANPAC


 DOMINGO - 26/09
Auditório 1


10h00 - 11h00 - Como se preparar p/concursos de tribunais, Def. Mps - Guerrinha - Curso Guerra
13h0 - 14h00 - Direito Penal na Constituição - Rogério Greco - Impetus
14h30 - 15h30 - Formação Jurídica p/ concursos - Sylvio Motta - Cia dos módulos
16h00 - 17h00 - A nova Ortografia e a Referência Ortográfica - Ernani Pimentel - Vescon
17h30 - 18h30 - omo passar em provas e concursos - William Douglas - Impetus

*Dia 23 sairá a grade completa dos palestrantes e respectivos horários.

fonte: Folha Dirigida

UniRio abre concurso para nível médio

Este concurso é destinado ao preenchimento de 26 vagas, sendo 25 para assistente administração e uma para técnico em enfermagem.

As inscrições começam em janeiro dia 11 a partir das 12 horas indo até o dia 22 do mesmo mês, somente pela internet.

A remuneração é de R$ 2.125,94 para ambos os cargos, incluíndo auxilio alimentação, transporte e pré-escolar. Jornada de trabalho de 40 horas/semanais.

Taxa de inscrição é de R$ 50,00, podendo ser pago em qualquer agência bancária.

Quem não tem acesso a internet poderá estar indo a Secretaria da Coordenação de Seleção e Acesso (Cosea), nos dias 21 e 22 de janeiro, das 10 às 15 horas.

 Dia 15 de dezembro de 12 horas às 17 horas do dia 18 de dezembro será a data de solicitação para isenção, pela internet.

A prova objetiva esta prevista para 24 de abril às 9 horas. O cartão de inscrição estará disponível no site da UniRio a partir das 16 horas do dia 20 de abril.

Avaliação terá duração de 4 horas para a maioria dos cadidatos e de 5 horas somente para portadores de necessidades especiais.

serviço:
inscrições online: www.unirio.br/concursos
Posto: Av. Pasteur, 296, Urca - RJ

fonte: Foha Dirigida 21 a 27 de setembro de 2010

domingo, 19 de setembro de 2010

17/09/2010 10h35 - Atualizado em 17/09/2010 10h35 Fiocruz prorroga inscrições para 850 vagas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, prorrogou as inscrições para 850 vagas de nível médio e superior que serão preenchidas por meio de concurso público - 5% das vagas são reservadas para deficientes. Os salários iniciais variam de R$ 1,6 mil a R$ 5,5 mil, mas podem chegar a R$ 12.535,22 com as gratificações. Ao todo são cinco editais, que estão no site http://concurso.fgv.br/.

Do total de vagas, distribuídas em mais de 250 perfis, 730 serão para unidades da instituição no Rio de Janeiro, 25 para Minas Gerais, 23 para Pernambuco, 15 para Bahia, 14 para o Paraná, 12 para Brasília, 9 para o Amazonas, 9 para Rondônia, 7 para o Mato Grosso do Sul e 6 para o Ceará.
O concurso oferece 63 vagas para assistente técnico de gestão em saúde pública (nível médio); 149 para técnico em saúde pública (nível médio); 266 vagas para tecnologista em saúde pública (nível superior), 257 para analistas de gestão em saúde pública (nível superior); 96 para pesquisadores em saúde pública (com mestrado); e 19 para especialistas em saúde pública (doutorado mais seis anos de experiência).

Os salários básicos são os seguintes: R$ 5.558,82 para especialista; R$ 3.475,87 para pesquisador; R$ 3.048,03 para tecnologista e analista; R$ 1.678,28 para técnico e assistente. Os vencimentos aumentam com gratificação por qualificação caso os aprovados tenham especialização, mestrado ou doutorado.
Entre os benefícios oferecidos aos servidores estão auxílio-transporte, assistência pré-escolar, creche, auxílio alimentação, auxílio funeral, auxílio natalidade e ressarcimento de plano de saúde suplementar.
fiocruzSeleção na Fiocruz terá validade por um ano
(Foto: Divulgação)
As inscrições devem ser feitas até as 23h59 de 22 de setembro pelo site http://concurso.fgv.br/. A taxa de inscrição é de R$ 65 para nível médio, R$ 100 para nível superior e de R$ 150 para os cargos de pesquisador e especialista.
Estão previstas provas objetivas (multipla escolha), práticas e discursivas, além de comprovação de títulos (currículo). Para os cargos de pesquisador e especialista também haverá defesa pública de memorial.
As provas objetivas estão previstas para 24 de outubro. Os locais e horário das provas serão informados no cartão de confirmação de inscrição, disponível a partir de 19 de outubro.
A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período. A homologação para todos os cargos ocorrerá a partir de janeiro de 2011.
Assistente técnico de gestão em saúde e técnico em saúde pública
São 63 vagas para assistente técnico de gestão em saúde e 149 vagas para o cargo de técnico em saúde pública, no total de 212 vagas – veja aqui o edital.
No caso de assistente, o candidato deve ter ensino médio ou curso equivalente concluído, ter conhecimentos específicos sobre o cargo e ter no mínimo um ano de experiência na execução de tarefas.
No caso de técnico, o candidato deve ter ensino médio e curso equivalente completo, ter conhecimentos específicos sobre o cargo e ter no mínimo um ano de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico ou habilitação.
O salário inicial dos cargos é de R$ 1.678,28, com gratificação de desempenho de R$ 826,40 e gratificação por qualificação que varia de R$ 452 a 1.762.
Para técnico em saúde pública as vagas são para Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Para assistente técnico de gestão em saúde as vagas são para Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Haverá provas objetivas e provas práticas.
Analista de gestão em saúde
São 257 vagas para analista de gestão em saúde. O candidato deve ter nível superior em comércio exterior, relações internacionais, tecnologia da informação, direito, pedagogia, ciências humanas, engenharia civil e qualquer formação – veja aqui o edital.
As vagas são para Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Salvador, Recife e Fortaleza.
A remuneração básica é de R$ 3.048,03 e a gratificação de desempenho é de R$ 2.272,80. Haverá ainda gratificação por qualificação que varia de R$ 909 (especialização) a R$ 2.235 (doutorado). Haverá prova objetiva e de títulos.
Tecnologista em saúde pública 
São 266 vagas para tecnologista em saúde pública em áreas de nível superior como arquitetura e urbanismo, arquivologia, biologia, farmácia, biblioteconomia, comunicação social, engenharias, pedagogia e história - veja aqui o edital.

As vagas são para Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, Campo Grande e Fortaleza.

O salário básico é de R$ 3.048,03 e a gratificação de desempenho é de R$ 2.272,80. Há ainda gratificação por qualificação que varia de R$ 909 para quem tem especialização a R$ 2.235 para quem tem doutorado.

O concurso terá prova objetiva, prova discursiva, análise de títulos e prova de aula.
 
Pesquisador em saúde pública
São 96 vagas para pesquisador em saúde pública. Os candidatos devem ter mestrado nas áreas relacionadas como ciências da saúde e biológicas – veja aqui o edital.

As vagas são para Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Campo Grande, Fortaleza, Porto Velho, Belo Horizonte, Recife e Manaus.

A remuneração inicial é de R$ 3.475,87 e a gratificação é de R$ 2.476. Haverá também gratificação por titulação que é de R$ 1.382 para quem tem mestrado e de R$ 2.508 para quem tem doutorado.
O concurso terá prova discursiva, análise de títulos e defesa pública de memorial.
 
Especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública
São 19 vagas para especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública. O candidato deve ter doutorado na área relacionada mais seis anos de experiência após a conclusão do doutorado – veja aqui o edital.

As vagas são para o Rio de Janeiro, Porto Velho, Curitiba, Campo Grande e Fortaleza.

O salário básico é de R$ 5.558,82, além de gratificação por desempenho de R$ 2.566,40 e gratificação por titulação de R$ 4.410.

O concurso terá prova discursiva, análise de títulos e defesa pública de memorial.

Feira da carreira pública começa no dia 24, no Rio de Janeiro

Evento será Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.
Especialistas em concursos e dirigentes de estatais darão orientações.


A Feira da Carreira Pública ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. O evento reunirá diversos especialistas na área de concursos públicos, dirigentes de estatais, além de editoras e cursos preparatórios. O objetivo é orientar os candidatos na preparação e conquista de uma vaga no serviço público.

Durante os três dias do evento serão ministradas cerca de 70 palestras. Entre os nomes confirmados estão o do secretário estadual de Planejamento do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy; do chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Banco Central, José Clóvis Datolli; e do especialista em concursos e autor de diversos livros na área William Douglas.

As palestras ocorrerão em seis auditórios - quatro com capacidade para 200 pessoas, um para 600 e outro com 60 lugares.

A 1ª Feira da Carreira Pública contará ainda com 61 estandes, distribuídos pelos 5 mil metros quadrados no Centro de Convenções SulAmérica, onde diversas editoras estarão promovendo lançamentos de livros voltados para concursos públicos.

Além disso, agentes de integração Instituto Educacional Provedor de Talentos e Fundação Mudes estarão disponibilizando cerca de 1,5 mil vagas de estágio em órgãos públicos e empresas privadas.

Na sexta (24) e no sábado (25) a feira estará aberta aos visitantes das 9h às 21h. No domingo (26) o horário será das 9h às 20h. As palestras serão realizadas das 11h às 21h, na sexta e no sábado, e das 10h às 18h30, no domingo.

O site para conferir toda a programação é www.feiradacarreirapublica.com.br.

O Centro de Convenções SulAmérica fica na Avenida Paulo de Frontin com Avenida Presidente Vargas.  

A entrada é gratuita.

 

Especialista dá dicas para concorrer a uma das 850 vagas na Fiocruz Concurso de instituição referência em pesquisa deve ser muito disputado. A data prevista para a realização da prova é 24 de outubro.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora da seleção, informa em seu site que a data prevista para a realização da prova é o dia 24 de outubro. Este é o prazo que o candidato tem para se preparar a partir de agora. A distribuição do tempo de estudo deve ser feita considerando o peso de cada disciplina, sem desconsiderar as matérias de menos importância, já que existe um mínimo de pontos em todas elas para a aprovação no concurso.

São cinco editais, um para cargos de nível médio e todos os outros para nível superior. Mesmo para nível médio é exigido, além da escolaridade, pelo menos um ano de experiência na execução de atividades relacionadas ao cargo pretendido, como é o caso do assistente técnico de gestão em saúde.

Veja como são as provas por cargo:

 
Assistente técnico de gestão em saúde: haverá somente uma prova objetiva, que será eliminatória e classificatória, composta de 60 questões: 20 de português (com peso 2), 20 de raciocínio lógico (com peso 1) e 20 de noções de administração pública (também com peso 2). Dentro de noções de administração pública serão também cobrados pontos de arquivologia, direito administrativo e direito constitucional, além de gestão de recursos humanos e materiais e atendimento ao público.
Vale reservar mais tempo para português e noções de administração pública -que contam o dobro de pontos de raciocínio lógico-, sem, entretanto, descuidar desta última, já que se quem não fizer o mínimo de sete pontos estará eliminado.
 
Técnico em saúde pública: é exigido o ensino médio e curso técnico específico, relacionado à área de conhecimento referente ao perfil desejado (ou um ano de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico). A prova objetiva para esse cargo também será de 60 questões, sendo 15 de português (peso 1), 15 de raciocínio lógico (peso 1) e 30 de conhecimentos específicos na área de atuação (com peso 2).

Além disso, o candidato enfrentará uma segunda etapa: prova prática, somente classificatória, para os perfis de Análises Microbiológicas de Insumos e Produtos para a Saúde; Controle de Qualidade e de Processos de Imunobiológicos; Análises Clínicas; Hematologia e Hemoterapia; Histologia; Microbiologia; Química e Metrologia e Validação.

Os conhecimentos específicos contam 60 pontos, enquanto português e raciocínio lógico, apenas 15 cada. Assim, a distribuição do tempo deve ser bastante mais voltada aos conhecimentos específicos, lembrando, também, que é preciso acertar pelo menos sete questões de cada uma das outras duas matérias.

As demais vagas exigem nível superior:

Analista de gestão em saúde: a maioria das vagas é para graduação em qualquer área, mas alguns perfis exigem formação específica, tais como tecnologia da informação, direito, engenharia civil, comércio exterior, relações internacionais, pedagogia e ciências humanas.
O concurso para analista constará de duas etapas. Uma prova objetiva, eliminatória e classificatória, e análise de títulos, somente classificatória. A prova constará de 60 questões, sendo 10 de português (peso 1), 20 de conhecimentos específicos relacionados a gestão pública, comuns a todos os perfis (peso 2), e 30 de conhecimentos específicos, de acordo com o perfil desejado (também com peso 2).
 
Tecnologista em saúde: há perfis que exigem formação específica e outros para graduados em qualquer área. Para todos haverá prova objetiva e análise de títulos, sendo que para os cargos na área de educação profissional em saúde haverá também prova de aula (3ª. etapa), enquanto para os cargos na área de comunicação social haverá prova discursiva. As provas objetivas versarão sobre questões de português, conhecimentos específicos da área de atuação e conhecimentos específicos do perfil.
 
Pesquisador em saúde pública: além da exigência de graduação em nível superior específica ou em qualquer área, conforme o perfil desejado, é exigido mestrado em áreas afins, conforme determinado no edital, de todos os candidatos. Para todos os cargos de pesquisador haverá três etapas de concurso: prova discursiva, eliminatória e classificatória, análise de títulos, somente classificatória, e defesa pública de memorial, classificatória. A prova discursiva versará sobre conhecimentos específicos na área de atuação (uma questão) e conhecimentos específicos no perfil (duas questões).
 
Especialista em ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde pública: profissionais habilitados a exercer atribuições de alto nível de complexidade voltadas às atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde. O concurso constará de três etapas: prova discursiva, eliminatória e classificatória; análise de títulos, classificatória; e defesa pública de memorial, classificatória.
A complexidade do cargo é tamanha que é exigido, além da graduação em nível superior, o título de doutor e, ainda, seis anos de experiência na área de pesquisa, após a conclusão do doutorado.
Os títulos aceitos em cada caso estão definidos no edital, sendo considerados, em razão do perfil da instituição, além dos tradicionais – especialização, mestrado e doutorado -, também a publicação de livros e artigos, aprovação em concursos públicos e experiência na área pretendida.
 
Gratificação
Para todos os cargos, além do salário, haverá uma gratificação por desempenho. A remuneração ainda será acrescida da gratificação por qualificação para os servidores que possuam especialização, mestrado ou doutorado.
Sempre que houver mais de uma etapa no concurso, participarão das etapas posteriores (análise de títulos, prova prática, prova de aula ou defesa de memorial, conforme o caso) os candidatos classificados em três vezes o número de vagas de cada perfil.
 
* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”