"Qual seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intransponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação a vida."
"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria."

"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."

domingo, 5 de setembro de 2010

mitos sobre currículo; veja as verdades e mentiras

O currículo é o primeiro contato com a empresa na hora de se candidatar a uma vaga e, por isso, precisa deixar a melhor impressão possível para aumentar as chances de o candidato ser chamado para as próximas etapas de seleção.

Especialistas em recursos humanos Renato Grinberg, diretor da Trabalhando.com.br, Michele Demoni, gerente de relacionamento da Catho Online e Sheila Barbosa, consultora de RH da Luandre, esclarecem o que é mito, verdade ou meia verdade sobre ele.

10 MITOS SOBRE O CURRÍCULO

  1. Colocar foto pega mal. - meia verdade. Vagas para escritório ou cargos internos não costumam pedir foto, mas ela pode ser exigida para funções que lidam com o público. Nesse caso, a foto deve ser com traje de trabalho.
  2. Blogs e endereços de sites de relacionamento nunca devem ser citados. - mentira. Páginas pessoais na web podem fazer diferença quando o candidato tem consciência de que as informações contidas nelas transmitirão uma boa imagem ou acrescentarão algo ao currículo.
  3. Enfeites e papel colorido fazem o currículo chamar mais atenção. - mentira. O que chama a atenção no currículo são as informações colocadas de forma limpa, organizada, clara e objetiva.
  4. Pretensão salarial não deve ser mencionada. - meia verdade. A pretensão só deve ser colocada se solicitada. Toda informação do currículo é analisada e não colocar a pretensão pode aumentar as chances de o candidato ser chamado.
  5. Adaptar o currículo para cada vaga aumenta as chances. - verdade. O currículo deve ser o mais direcionado possível, sobre tudo se souber a qual vaga de qual empresa quer se candidatar.
  6. No objetivo profissional deve ser colocado apenas um cargo. - meia verdade. Se não há vaga aberta e a pessoa quer se candidatar a futuras vagas, pode colocar a área de atuação ou mais de um cargo relacionado, ex: assistente de vendas e vendedor.
  7. As experiências profissionais devem ser colocadas em ordem decrescente. - verdade. É mais interessante para o selecionador saber o cargo mais recente do candidato e, caso necessite buscará os primeiros empregos.
  8. Carta de aprensentação só deve ser feita se solicitada. - mentira. Cartas personalizadas para cada empresa. Deve ser curta e conter dados adicionais ao currículo.
  9. Há uma ordem certa para cada item do currículo. - meia verdade. É consenso começar com dados pessoais seguidos do objetivo. Em seguida, cite dados.
  10. O currículo tem que ter apenas uma folha. - meia verdade. Não há uma regra sobre a quantidade de folhas, mas o currículo deve ser o mais sucinto possível. Ele só deve ter mais de uma folha se as informações forem realmente indispensáveis.
fonte: G1

Nenhum comentário: